Notícias

Google Cloud compra CloudSimple para conquistar clientes VMware

A divisão de computação em nuvem da Google anunciou na segunda a aquisição da CloudSimple, startup focada no gerenciamento e processamento de dados em ambientes cloud. A aquisição, cujo valor não foi divulgado, acontece meses após a companhia de Mountain View anunciar a parceria que estava realizando com a marca. 

Em uma dessas situações que só um mercado bem nichado proporciona, a história da CloudSimple envolve praticamente os principais players de cloud computing.  

Começa que a marca foi criada em 2016 por Guru Pangal, que trabalhou na Microsoft por quatro anos após vender outra startup para a empresa de Redmond. Quando Pangal deixou seu cargo para fundar a CloudSimple, contou com a MS como um de seus investidores.   

A CloudSimple trabalha dentro de um setor altamente estratégico para quem deseja crescer seu portfólio de clientes: ela é parceria autorizada da VMware, que possui data centers físicos espalhados por mais de 500 mil clientes, boa parte delas com atuação global.  

Basicamente, a ‘Simple’ auxilia empresas com estrutura legada a realizar uma operação chamada lift and shift, que significa transportar todos os dados para a nuvem e, caso necessário, realizar os ajustes técnicos já em ambiente virtual. 

Bem-me-quer, mal-me-quer

Com um parceiro valioso e já com relações próximas à empresa comandada por Satya Nadella, a tendência seria que a compra fosse efetuada mesmo para esta marca. Mas havia um porém: como a VMware e a Microsoft competiam em determinados setores, a empresa de processamento escolheu a AWS como sua “nuvem oficial” e permaneceu exclusivamente nela por um bom tempo. 

Quem acabou apaziguando os ânimos (e usando a oportunidade a seu favor) foi Michael Dell, CEO que tinha participação acionária na VMware e cultivava uma boa relação com a Microsoft.  Ao introduzir uma solução da sua própria empresa como intermediária, fez com que a dona do Azure pudesse negociar com a VMware sem a participação da CloudSimple. 

Com o caminho livre, a startup conseguiu ampliar sua rede de parceiros e, atualmente, finalizar seu processo de aquisição pela Google Cloud. 

A aquisição faz parte de um movimento da Google para atuar de forma mais assertiva no mercado, que atualmente é dominado por Amazon e Microsoft. Além de novas companhias, a empresa também está investindo em profissionais que aturam na concorrência para acelerar seu crescimento. 

*Com informações do Business Insider 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

21 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

22 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

23 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago