Google barateia cloud com oferta de serviço em moeda local

Author Photo
2:50 pm - 19 de setembro de 2017
Google Cloud Platform Google Cloud São Paulo

O Google anunciou nesta terça-feira (19/09) mais uma estratégia para ampliar suas ofertas de serviços de nuvem ao segmento corporativo. Trata-se da abertura da Google Cloud Platform (GCP) – oferta de infraestrutura como serviço da companhia – em São Paulo, a primeira região de cloud da empresa na América Latina.

O principal destaque da novidade, que acirra ainda mais a disputa do gigante das buscas com seus concorrentes diretos na nuvem, Amazon e Microsoft, é oferecer aos clientes do GCP a oportunidade de armazenar e processar dados localmente e poder pagar em reais pelos serviços, sem a necessidade de efetuar pagamentos internacionais e com os impostos previstos sendo recolhidos automaticamente pelo Google.

“Ao oferecer a possibilidade de pagamentos em reais, reduzimos a necessidade de os clientes terem uma infraestrutura para cuidar dos pagamentos e dos impostos, diminuindo a burocracia, e permitindo que as empresas se concentrem na inovação”, afirmou Fabio Andreotti, diretor de GCP do Google Brasil. É a primeira vez que o Google oferece uma opção de pagamento em moeda local nos mercados em que oferece seus produtos de Google Cloud Platform (GCP).

Vantagens em qualquer país

Ainda segundo o executivo, a região de cloud que está sendo lançada no Brasil estará disponível para todos clientes do Google Cloud Platform, não apenas para os localizados no País. “Qualquer cliente com CNPJ no Brasil receberá a cobrança em reais em qualquer uma das regiões de cloud do Google no mundo”, ressaltou.

A nova região de cloud, que prevê melhoria de 80% a 95% na latência, comparada ao uso das outras regiões de GCP nos EUA, atenderá também clientes do Chile e da Argentina. Com isso, o Google Cloud Platform integra 12 regiões, as quais devem chegar a 17 até o fim do ano, mais de cem pontos de presença e uma rede global com 100 mil quilômetros de cabos de fibra óptica.

Os investimentos em Capex realizados pela companhia no Google Cloud Platform nos últimos três anos somaram US$ 31 bilhões.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.