Google Assistente ganha integração com Nubank, iFood e outros

É possível checar, por voz, informações bancárias ou pedir um almoço

Author Photo
8:44 am - 05 de dezembro de 2019

Na quarta-feira (4), o Google Assistente ganhou integração com serviços bancários e de entrega no Brasil. O plano é trazer mais comodidade aos usuários, já que tais serviços podem ser acessados/consultados por voz.

A nova função vem em parceria com Banco do Brasil e Nubank, além de serviços como iFood e Rappi. Assim, você consegue checar algumas informações bancárias, mas também pedir uma comidinha utilizando o Assistente.

O Google explica que é preciso apenas ter os aplicativos das empresas instalados e estar logado. Então, com o comando “Ok Google”, você pode pedir para “transferir 20 reais para o João no Banco do Brasil/Nubank”; ou, então, “Ok Google, acompanhar meu pedido no iFood/Rappi”.

Quando os comandos são dados, o aplicativo é aberto na área específica que foi solicitada. Como explica Walquiria Saad, líder de parcerias de produto para o Google Assistente no Brasil, essa é a visão de futuro do Google.

Ela cita que, com as ações específicas, a empresa espera “que o Google Assistente facilite processos corriqueiros, deixando a vida das pessoas ainda menos complicada, e mais conveniente”.

Neste momento, apenas os quatro parceiros citados aqui fazem parte da novidade. Saad explica, porém, que a tecnologia é aberta e “qualquer desenvolvedor de aplicativos no sistema Android poderá implementar em seus serviços”.

“Ok Google, cadê a minha comida?”

Atualmente disponível em mais de 1 bilhão de dispositivos em mais de 80 países, o Google Assistente também está disponível nas caixas inteligentes Google Home e Nest. No Brasil, o Google disponibiliza o Nest Mini.

A integração com o iFood e Rappi permite tanto fazer um pedido quanto acompanhá-lo. O comando seria, por exemplo, “Ok Google, pedir pizza no iFood/Rappi”.

Já no caso do Banco do Brasil ou Nubank, a novidade permite: realizar transferências bancárias; consultar saldos de conta; consultar faturas de cartão de crédito; realizar pagamentos de contas.

Alguns comandos úteis para os bancos são “Ok Google, quero ver o saldo no Banco do Brasil/Nubank”; ou, então, “Ok Google, pagar a conta do celular no Banco do Brasil/Nubank”.

Segundo assessoria de imprensa do Google, a novidade é exclusiva para smartphones Android.

*Atualizada em 05/12/2019 às 10h21 com posicionamento do Google sobre uso da ferramenta em caixas de som inteligentes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.