Google apresenta smartphone AndroidOne, Android L e seus primeiros smartwatches

Author Photo
3:46 pm - 25 de junho de 2014

A plataforma Android possui hoje mais de 1 bilhão de usuários no mundo. A marca foi anunciada hoje durante o keynote de abertura da Google I/O, conferência de desenvolvedores da empresa de tecnologia que acontece esta semana em São Francisco (EUA), por Sundar Pichai vice-presidente do Google para o Android. 

O executivo revelou que os tablets que rodam Android representam atualmente 62% do mercado desses devices, registrando um crescimento de 236% no número de apps instalados a cada ano. 
 
AndroidOne
E os smartphones foram destaque dentre as novidades. Ao argumentar que apenas 10% da população mundial tem acesso aos aparelhos, Sundar Pichai também apresentou o novo smartphone do Google, o AndroidOne, um hardware customizável com proposta de preço mais acessível e de fabricação indiana. 
O objetivo é possibilitar que OEMs produzam celulares Android de baixo-custo para mercados emergentes a partir de componentes desenvolvidos por parceiros. Além disso, a empresa vai oferecer acesso às fabricantes ao Google Play para disponibilização de aplicativos de acordo com cada mercado. Três OEMs foram anunciadas como parceiras: Cromax, Karbonn e Spice.
O AndroidOne roda a versão Stock Android e realiza atualizações da mesma maneira que seus smartphones da linha Nexus. O dispositivo possui dual sim (entrada para dois chips), entrada para cartão de memória, tela de 4,5 polegadas e rádio FM e será ofertado por U$100. 
Android L
O Google também revelou um preview da nova versão de seu sistema operacional, o “Android L” (Android Lollipop). Dessa maneira, foi apresentado o que chamou-se de “Material Design”, uma linguagem visual universal que faz parte do “L”. 
Seu design foi pensado para oferecer uma experiência mais consistente nos diferentes dispositivos. Mudanças de tipografia, cores e efeitos visuais foram mostradas pelo diretor de experiência do usuários do Android, Matias Durate. Assim, o Google disponibiliza a partir de hoje um framework (google.com/design) aos desenvolvedores para que os apps tenham um visual na mesma linha. 
 
Com o “Material Design”, o Google quer renovar a aparência de seu sistema operacional e tornar a experiência do usuário mais simples e agradável, o que representa uma tentativa de competir com a atenção dedicada pela Apple ao design de seu sistema operacional. De acordo com o Google, o Android L também foi desenvolvido para rodar em CPUs com a mesma experiência fornecida em um tablete ou smartphone.
Android Wear
O Google anunciou os primeiros smartwatches Android, em parceria com as fabricantes Samsung, LG e Motorola. O Samsung Gear Live e o LG G Watch estarão à venda a partir de hoje nos Estados Unidos, enquanto o Moto 360 deve chegar às lojas no próximo semestre. 
Na Google I/O, a empresa fez uma demonstração de como os relógios inteligentes funcionarão na prática, possibilitando o acesso a mensagens, cards do Google Now e outras informações do celular na tela do relógio simplesmente arrastando e deslizando sobre as telas. A companhia disponibiliza a partir de hoje o SDK para o Android Wear aos desenvolvedores. 
O Android Wear é operado de maneira sincronizada aos outros dispositivos do usuário de modo que as informações sejam gerenciadas entre eles.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.