Google anuncia segundo centro de engenharia no Brasil

Estrutura de 7 mil m² vai ficar no IPT, em São Paulo, e deve ser inaugurada em 2024. Google Cloud também terá escritório maior

Author Photo
10:51 am - 14 de junho de 2022
Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil. Foto: Divulgação/Google

Em evento realizado nessa terça (14) em São Paulo, chamado Google for Brasil, a empresa americana anunciou uma série de investimentos. O mais importante deles é provavelmente o estabelecimento de um segundo centro de engenharia, dessa vez na cidade de São Paulo, dentro do Instituto de Pesquisas Tecnologias, o IPT – o primeiro fica em Belo Horizonte e foi inaugurado há 17 anos, quando a empresa chegou oficialmente ao Brasil.

O novo escritório na Cidade Universitária paulistana terá 7 mil m², com capacidade para cerca de 400 pessoas, e vai abrigar profissionais focados em áreas consideradas estratégicas para a

empresa, incluindo privacidade e segurança digital. O espaço é parte do IPT Open Experience, projeto de inovação capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Leia também: Google e outras empresas adicionam espaço de escritório em antecipação ao ‘grande retorno’

Segundo Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, a nova estrutura já faz parte de uma série de investimentos na América Latina anunciadas recentemente, e que preveem US$ 1,2 bilhão na América Latina. “O foco de investimento será em áreas que podem fazer a diferença nos próximos anos. Vamos ter recursos para infraestrutura digital, capacitação de pessoas, empreendedorismo e para fomentar comunidades mais inclusivas e sustentáveis”, ressaltou o executivo.

Inicialmente, o novo centro de engenharia deve abrigar times especializados em soluções e recursos de segurança de ambientes digitais. Segundo Eduardo Tejada, diretor sênior de engenharia do Google no Brasil, o país é “reconhecido mundialmente como celeiro de bons engenheiros e de inovação”, o que impulsiona a criação da nova estrutura.

“Em janeiro desse ano anunciamos que iriamos expandir os times de engenharia no Brasil até o fim de 2023”, disse, ressaltando que o novo centro no IPT, além de abrigar os profissionais técnicos da empresa, vai “contribuir no movimento de renovação desse patrimônio”, referindo-se ao próprio Instituto dentro da USP. “Vamos ocupar um dos principais prédios do complexo, construído em 1936.”

A promessa é que o projeto respeite a arquitetura original do prédio. O Google ficará responsável pelas reformas necessárias no local. A previsão é que o Centro de Engenharia comece a funcionar até o fim de 2024.

Google Cloud também cresce

Outra novidade anunciada pelo Google durante o evento em São Paulo é um novo endereço na capital paulista. A partir de 2023, a divisão de nuvem da empresa terá um escritório no edifício Corporate Towers, na avenida Juscelino Kubitschek, zona sul da cidade.

Segundo Marco Bravo, líder para o Brasil do Google Cloud, a expansão se dá por conta do crescimento da força de trabalho sob sua liderança no país. Também para dar vazão à estratégia de estar próxima dos clientes para ajudá-los a solucionar desafios de negócios usando a nuvem.

“Desde 2017 o Google investiu mais de R$ 1,6 bilhão para fortalecer a estrutura tecnológica no Brasil, incluindo cabos submarinos e na nossa região de cloud em São Paulo. São projetos de melhoria da qualidade de serviços, o que alavancou o negócio de nuvem”, disse o executivo. “Através de projetos com organizações ao redor do Brasil o impacto será cada vez mais relevante em setores como educação, saúde e também energia.”

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.