Google anuncia integração entre Gmail, Chat e Meet para otimizar trabalho

Disponível para clientes G Suite, novidade permitirá que usuários utilizem de forma mais simples múltiplos serviços da plataforma

Author Photo
8:30 am - 20 de julho de 2020

A G Suite, divisão da Google voltada para empresas, anunciou na semana passada uma integração significativa do seu serviço de e-mail (Gmail) com funcionalidades de chat, videoconferência (Meet) e agenda, de forma que os usuários possam navegar entre esses recursos de forma mais simples. 

A união de todos esses recursos acontece de forma mais efetiva dentro de uma ferramenta chamada Rooms, em que é possível adicionar colegas de equipe dentro de projetos de médio ou longo prazo. Além de centralizar as conversas, o Gmail também unifica todos os arquivos e tarefas relacionados, de forma a otimizar a busca pelo histórico. 

O redesign, presente tanto em  dispositivos móveis como computadores, também dará aos usuários uma melhor interoperabilidade dento das soluções Google.

Será possível, por exemplo, de um bate-papo ou encaminhar uma mensagem de chat para sua caixa de entrada ou editar na mesma página um arquivo que está sendo mencionado na reunião. 

A G Suite também adicionou novas funcionalidades de foco e priorização, como a capacidade de fixar as salas mais importantes para facilitar sua localização e acesso e avisos como “Não perturbe” ou Fora do escritório”, para indicar quando o usuário necessite de foco. 

Também será possível integrar o Gmail a serviços como Salesforce, DocuSign e Trello dentro dessa nova configuração, o que pode dar mais velocidade na conferência de tarefas ou execução de ações. 

“Esse é um passo importante para uma visão de longo prazo na integração dos nossos produtos de maneira aperfeiçoada e profunda”, afirmou em comunicado Javier Soltero, vice-presidente e gerente geral do G Suite.  

Do lado de segurança, a G Suite anunciou novos controles do Meet para que os anfitriões possam autorizar o acesso de vídeochamadas e diferentes permissões de acesso para os participantes, além de implementar dentro do chat os mesmos controles anti-phishing que existem no Gmail. 

E quando os clientes poderão acessar esses recursos? De acordo com a empresa, “ela entrará primeiramente para alguns clientes e chegará a todos os usuários do G Suite antes do final do ano.” 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.