Google anuncia fundo de R$ 5 milhões para empreendedores negros no Brasil

Investimento e se destina a startups que possuem fundadores ativos autodeclarados negros e que estejam em fase inicial de captação

Author Photo
8:30 am - 10 de setembro de 2020

O Google for Startups, vertical da Google voltada ao apoio de empreendedores, anunciou nesta quarta (9) a criação de um fundo para negócios fundados e geridos por negros nascido no Brasil, como forma de fomentar maior inclusão dentro do ecossistema. 

Chamada Black Founders Fund (Fundo para Fundadores Negros, em inglês), o programa pretende investir em 30 empresas nos últimos 18 meses, com orçamento de R$ 5 milhões. 

De acordo com a companhia, podem se escrever para participar startups que possuam em seu quadro societário fundadores ativos que de autodeclaram negros e negras de empresas que operam no Brasil. No momento, a companhia foca em startups que estejam em busca de investimento-semente (seed), estágio inicial de captação de recursos. 

Serão priorizadas empresas que ofereçam soluções capazes de causar maior impacto aos brasileiros, com alinhamento de visão coeso entre fundadores e equipe e que usem a tecnologia para solucionar o problema encontrado. 

Além do investimento em dinheiro (cujo valor dependerá do estágio de maturidade do produto oferecido), as startups selecionadas receberão benefícios como créditos em produtos Google (anúncios e nuvem), acesso a rede de mentores e possibilidade de participar dos programas realizados pelo Google for Startups. A companhia ressalta que não pedirá contrapartida ou participação societária nas startups investidas. 

A página criada pela companhia apresenta mais detalhes sobre a iniciativa e apresenta o link para inscrição. 

*Com informações do Estadão

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.