Notícias

Google adiciona novas ferramentas de produtividade focada no trabalho híbrido pós-pandemia

O Google divulgou novos recursos voltados para colaboração e produtividade no trabalho remoto. As novas ferramentas para o Google Workspace focam na produtividade do novo modelo de trabalho híbrido que deve permanecer após a pandemia. O pacote de aplicativos e serviços da gigante de buscas foca em clientes corporativos e outras organizações e traz atualizações após seu lançamento em outubro do ano passado.

Entre os destaques, a empresa anunciou que agora está mais fácil participar de chamadas do Google Meet de sistemas de videoconferência de terceiros. Especificamente, se estiver usando hardware de videoconferência de terceiros com um serviço de agenda de terceiros, agora o usuário pode permitir que seus usuários participem de videochamadas do Meet com apenas um clique do dispositivo. Se estiver usando hardware de videoconferência de terceiros com o Google Agenda, agora também é possível optar por adicionar códigos de reunião SIP automaticamente a novos eventos do Google Agenda.

Nas próximas semanas, a empresa lançará ainda um conjunto integrado de recursos no Google Workspace que ajudam as pessoas a compartilhar facilmente suas horas de trabalho e localização, enquanto também encontram mais tempo para se concentrar nas prioridades. Recursos como horas de trabalho segmentáveis, entradas recorrentes de ausência do escritório e indicadores de localização permitem que os funcionários compartilhem sua disponibilidade no escritório físico e localização com seus colegas.

Paralelamente, o Focus Time, um novo tipo de evento, permite que as pessoas minimizem as distrações, limitando as notificações durante essas janelas de eventos. Todos esses indicadores de disponibilidade e localização serão exibidos no Google Workspace, à medida que as equipes se envolvem com o Agenda, Meet, Chat e Gmail.

Para avaliar a produtividade, uma ferramenta chamada Time Insights permite que os funcionários avaliem como estão gastando seu tempo. A ferramenta de gestão de tempo é pessoal, dessa forma, os gestores não têm acesso a essa informação.

Linha de frente

Nas próximas semanas, a empresa lançará ainda o Google Workspace Frontline, voltado para os desafios dos trabalhadores da linha de frente. “Isso abrirá canais de comunicação e colaboração entre os funcionários da linha de frente e as equipes corporativas de uma forma segura e protegida… Ao diminuir a lacuna entre a equipe de linha de frente e a equipe corporativa, estamos oferecendo aos funcionários de linha de frente acesso seguro, em qualquer dispositivo, às informações de que precisam para ter o melhor desempenho”, diz o anúncio do Google.

O Workspace Frontline é uma solução personalizada que inclui aplicativos de comunicação e colaboração como Gmail, Chat, Docs, Drive e outros, bem como suporte de nível empresarial e recursos de segurança, como gerenciamento avançado de endpoint, que ajudam a manter os dados da empresa protegidos. Além disso, facilita às equipes de negócios criar aplicativos personalizados do AppSheet diretamente do Google Sheets e do Drive, para que os funcionários da linha de frente possam digitalizar e otimizar seu trabalho, seja coletando dados em campo, relatando riscos de segurança ou gerenciando solicitações de clientes.

O anúncio vem quatro meses após o lançamento da solução, como parte da resposta da empresa às mudanças geradas pela pandemia de Covid-19 ao modelo de trabalho remoto/híbrido. O Google foi uma das primeiras grandes empresas a permitir que sua base de funcionários trabalhasse em casa quando a pandemia se espalhou no mundo. Em dezembro, Sundar Pichai, CEO do Google, disse que a empresa estava considerando um modelo de trabalho híbrido, no qual as pessoas trabalham no escritório por pelo menos três dias, enquanto os outros dias trabalham remotamente, no entanto, ele ressaltou que este modelo não seria possível para trabalhadores de algumas funções específicas, como engenheiros de data center.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

8 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

21 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

2 dias ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

2 dias ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

2 dias ago