Google Accelerator terá turma somente com startups fundadas por mulheres

Programa é oferecido pelo Google for Startups de São Paulo. Mulheres representam 43% da comunidade que frequenta o espaço

Author Photo
5:49 pm - 02 de março de 2021

O Google for Startups – espaço da empresa em São Paulo para incentivo e aceleração de empresas inovadoras – anunciou nesta terça (2) que formou a primeira turma de 2021 do Accelerator. Pela primeira vez desde sua criação, uma turma do programa contará apenas por empresas que tenham mulheres na liderança.

Os nomes das startups selecionadas serão revelados na terça-feira (9), durante a primeira sessão do Google for Startups Talks do ano. Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, o evento discutirá equidade de gênero e protagonismo feminino no ambiente de tecnologia e startups.

Leia mais: Estudo: 30% das mulheres podem deixar empregos por excessos no home office

Segundo a empresa, houve uma evolução na comunidade do Google for Startups Brasil em direção a um ecossistema mais igualitário. Em 2020, as mulheres passaram a representar 43% da comunidade, diferença de 12 pontos percentuais desde que o Google for Startups chegou ao Brasil, em 2016. O aumento é de 38%.

Além da nova turma do Accelerator, a empresa conseguiu que o Programa de Residência de 2020 fosse formado por 50% de startups lideradas por mulheres. Apesar de considerar esses reflexos positivos, a empresa diz que ainda há um grande caminho a ser percorrido em termos de igualdade de gênero no mundo da tecnologia e das startups.

O Google for Startups Accelerator já teve sete edições. Entre as empresas que dele participaram estão Delfos, Liv Up e Pravaler, entre outras. O programa é aberto à comunidade de startups e traz treinamentos em ferramentas como Cloud, Ads e Analytics, entre outras.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.