Notícias

Golpe do IRPF: e-mails infectados tentam roubar dados bancários

Cibercriminosos estão se aproveitando do prazo final da declaração de Imposto de Renda (IRPF) para aplicar golpes e instalar trojans bancários nos computadores das vítimas. Segundo o alerta feito pela Kaspersky, os atacantes dispararam nos últimos dias mensagens de forma massiva, com mais de 10 mil e-mails maliciosos sobre a temática detectados no final de maio.

Segundo a empresa de cibersegurança, os assuntos das mensagens informam um suposto problema na declaração enviada: “Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física)” ou “Problemas no seu IRPF”. Ao abrir a mensagem, a pessoa encontrará um ícone do falso arquivo PDF do relatório com as discordâncias na declaração. Caso haja o clique nesta etapa, a vítima instalará o trojan bancário Guildma em seu computador.

Leia também: Não é a proteção, mas a recuperação que garante a segurança, alerta VP da Veeam

De acordo com a Kaspersky, essa família de Trojans bancários foi uma das primeiras ameaças brasileiras a se internacionalizar e atacar clientes do sistema bancário em outros países. A ameaça utiliza técnicas bastante avançadas para impedir que sua operação seja interrompida.

“O malware é como um exército. Ele pode estar posicionado no campo do inimigo, mas só atacará depois que receber o comando da liderança. Sendo assim, sempre tentamos bloquear a comunicação entre malware e centro de comando – que tecnicamente chamamos de servidor C2 (comando & controle)”, explica Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky.

No caso do Guildma, o ataque é ainda um pouco mais complexo. “Os fraudadores criam páginas falsas no Facebook ou canais no YouTube para desempenharem o papel de centro de comando. Assim, quando eles querem algo, postam uma mensagem codificada, e apenas os programas saberão qual ação tomar. Como essas plataformas são grandes e bem populares, não é simples tirar uma página do ar. Esse tempo adicional fornece aos criminosos mais tempo para executar o golpe”, explica Assolini.

A campanha de phishing que usa o tema do Imposto de Renda de 2023 se vale de outras técnicas que visam garantir a disponibilidade do centro de comando, destaca Assolini.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

7 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

9 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

11 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

11 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

12 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

13 horas ago