GlobeNet inaugura ponto de interconexão central em Fortaleza (CE)

Operadoras de rede e ISPs em todo o nordeste do Brasil poderão fazer trocas de tráfego de maneira local

Author Photo
6:16 pm - 20 de setembro de 2018
conexao

A provedora de telecomunicações GlobeNet inaugurou seu novo ponto de interconexão central no Fortaleza Internet Exchange Point (IXP), na capital cearense.

Com a nova operação em Fortaleza, operadoras de rede e provedores de internet (ISPs) em todo o nordeste do Brasil poderão fazer trocas de tráfego de maneira local, tirando proveito da banca larga com baixa latência.

A GlobeNet está de olho na expansão do acesso à internet no Brasil. Em 2016, 55,65% da população brasileira tinha acesso á internet, de acordo com a Statista. Até 2022, 61,89% dos brasileiros acessarão, baixarão e compartilharão conteúdo on-line. No momento, o país já é o quarto maior mercado on-line do mundo, atrás de China, Índia e dos EUA.

Em resposta à maior demanda do crescente número de ISPs do Brasil, a GlobeNet anunciou uma parceria com o NIC.br a fim de estabelecer um novo ponto de interconexão central em dezembro de 2017. Com a instalação agora concluída, a nova infraestrutura está pronta para ser o segundo ponto de interconexão mais importante do Brasil, depois do IXP de São Paulo.

Eduardo Falzoni, CEO da GlobeNet, destaca que o novo IXP em Fortaleza é essencial para garantir a resiliência da infraestrutura de internet do país.

“Para as operadoras de rede, ISPs e outras empresas, significa maior banda larga e conexões de latência ultrabaixas, tudo apoiado por nossa sólida infraestrutura de central de dados e sistema de cabos submarinos de fibra óptica confiável. Além de atendermos a demanda atual por melhor conectividade, também estamos preparando as redes do nordeste do Brasil para o futuro, visando a uma maior penetração da Internet”, comentou.

Para as operadoras de rede que buscam se conectar com o IXP em Fortaleza, a NIC.br também está usando o local para implementar sua primeira infraestrutura de serviço completo fora de São Paulo. Em suma, a cidade agora servirá como um hub para todas as operações da NIC.br no nordeste do Brasil – um grande avanço para o país de maior PIB da América Latina.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.