GitHub anuncia no Brasil plataforma que monetiza desenvolvedores

Projetos open source de organizações também podem receber incentivo financeiro com novo serviço

Author Photo
4:45 pm - 01 de junho de 2022

O GitHub anunciou nesta quarta-feira (1) a chegada do GitHub Sponsors no Brasil. Com ele, é possível incentivar financeiramente pessoas desenvolvedoras e organizações que projetam, criam e mantêm projetos open source.

O Sponsors já estava disponível em alguns mercados desde o lançamento há três anos. A disponibilidade no Brasil é uma resposta do GitHub ao crescimento da comunidade de desenvolvedores no País. Segundo a empresa, por aqui, sua comunidade tem crescido mais de 40% anualmente, tendo atingido mais de 2 milhões de desenvolvedores.

Como funciona

Na prática, qualquer pessoa com uma conta bancária no Brasil pode patrocinar desenvolvedores ou organizações com perfil patrocinado na plataforma. É possível escolher entre níveis de patrocínio, com valores de pagamento único ou mensal e benefícios que são definidos pela conta patrocinada.

Leia mais: Github exigirá que desenvolvedores habilitem autenticação de dois fatores

Segundo o GitHub, desenvolvedores já inscritos na lista de espera estão agora no programa e aqueles com contas bancárias no Brasil podem criar perfis para começar a receber financiamento.

“Fazer parte do Sponsors realmente aumentou a visibilidade tanto do meu perfil quanto do perfil da organização na qual mantenho um projeto de código aberto”, comenta Camila Maia, Mantenedora de OSS e Engenheira de Back-End. “Além disso, ao receber patrocínios de empresas, fica claro que também podemos agregar ao mercado, mesmo que individualmente (não respondendo a uma empresa específica)”.

O GitHub reportou um salto no crescimento de usuários. A empresa acrescentou 10 milhões de novos desenvolvedores nos últimos seis meses. Ao todo, são mais de 83 milhões de desenvolvedores de software na plataforma.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.