GFT anuncia Cláudio Pinheiro como CDO

Executivo vai liderar nova área de Data & AI, com equipe de mais de 100 profissionais na criação e estruturação de nova estrutura

Author Photo
11:43 am - 15 de dezembro de 2021
Claudio Pinheiro, GFT Foto: Divulgação

A GFT Brasil, integrador especialista em transformação digital e metodologias ágeis, anunciou essa semana a criação de uma nova área de negócios, a de Data & AI, que será liderada por Cláudio Pinheiro. O Chief Data Officer (CDO) terá uma equipe de cerca de 100 profissionais especializados em engenharia de dados, BI, Data Science, governança e Master Digital Management (MDM).

A missão da estrutura (e do executivo) será criar e estruturar um centro responsável por apoiar todas as unidades de negócios da empresa. O desafio é “agregar valor às ofertas, disseminar a cultura analítica de dados e proporcionar caminhos para alavancar os negócios de clientes, prospects e investidores por meio de soluções, ativos e métodos inovadores”, diz a empresa, em comunicado.

Leia também: XP Inc. supera mil contratações de profissionais de tecnologia em 2021

“As empresas estão sendo cada vez mais levadas a ser data-driven. A organização que não investir nesta transformação, vai perder competitividade e deixar de existir”, diz o executivo.

Pinheiro tem mais de 16 anos de experiência no segmento, tendo sido responsável pela gestão de projetos de consultoria de arquitetura de dados, criação de data lakes (lakehouse), dashboards, assistentes virtuais, modelos de Machine Learning, deep learning, change data capture, governança de dados e MLOps. Segundo ele, a expectativa é de que a nova área incremente o faturamento da GFT Brasil entre 5% a 15% logo no primeiro ano de atividade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.