Maioria dos gestores de VC está cauteloso com cenário de startups, diz Distrito

Apesar de os investimentos no ecossistema terem saltado no 3o trimestre na América Latina, fundos mantêm visão pessimista a curto prazo

Author Photo
12:00 pm - 08 de dezembro de 2023
gestores de VC Imagem: Shutterstock

Um novo relatório realizado pelo Distrito, em parceria com a fintech Beacon Founders, revelou que o ecossistema de venture capital na América Latina apresentou uma reviravolta positiva no terceiro trimestre de 2023, totalizando US$ 883 milhões nos investimentos em startups na região. O volume representa um aumento de 22% em relação ao segundo trimestre. No Brasil, os investimentos somaram US$596,7 milhões, registrando um aumento de 18%.

Entretanto, o relatório destaca que, apesar de os números recentes indicarem uma perspectiva otimista, o mercado permanece em cautela devido às incertezas econômicas e oscilações financeiras a nível global. “Identificamos que 75% dos gestores que possuem mais de três fundos estão com uma visão pessimista, enquanto os que possuem menos de três fundos se encontram mais positivos. Entre os gestores, 66,7% com até dois fundos acreditam no fim da crise no venture capital”, conta Eduardo Fuentes, Head de Research do Distrito.

De acordo com a análise do Distrito, 60% investidores pensam em uma retomada das atividades do setor nos níveis anteriores à crise em um espaço de tempo acima de 18 meses.

Leia mais: Startups na América Latina ainda estão longe de captar valores registrados na pré-pandemia

Esse cenário também resulta em demissões e reajustes, tendo em vista que 32,8 % das companhias optaram por um ajuste no quadro de colaboradores, enquanto 36,8% reduziram os investimentos em marketing.

“A estrutura de custos do capital a nível global pode indicar que não há retomada com as taxas de juros elevadas, mesmo com boas oportunidades no early-stage e ajustes no late stage. Por outro lado, aqueles menos experientes têm apostado que o dry-powder do ecossistema e o potencial de novas tecnologias levarão à retomada com bases sólidas”, destaca Fuentes.

Além disso, os dados do relatório apontam que 56,26% dos empreendedores acreditam que a crise ainda não terminou, enquanto 45,24% dos investidores mantêm o ponto de vista que a crise chegou ao fim. Os gestores de fundos de investimentos, por sua vez, enfatizam um momento de ajuste e rebalanceamento, sendo 35,7% entre aqueles que tiveram operações negativamente afetadas pela crise, enquanto 11,1% tiveram resultados positivos, aproveitando oportunidades como a compra de ativos a preços descontados.

“Apesar dos desafios persistentes, a perspectiva sobre o encerramento da crise de VC apresenta um ponto de vista otimista em função da adoção de tecnologias na América Latina, aliadas ao potencial de novas ferramentas e os ajustes para uma retomada mais equilibrada e sustentável”, finaliza Fuentes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.