IT Fórum
HIT
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais
TrendingTrending Topics NotíciasColunas
Breakouts Series
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Nao percaNão perca: Materiais para downloadEstudosRevistas
Mais lidas
1

Yuval Harari: pandemia mostrou sucesso da ciência e o fracasso de governos

por Carla Matsu

2

RecargaPay tem cerca de 50 vagas abertas

por Redação

3

Sergio Bueno: CIO tem conhecimento para empreender

por Marcelo Gimenes Vieira

Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia

IT Forum IT Forum

Assuntos em altaCarreiraNegóciosTendências
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
Conheça os Fóruns HIT
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais

Inscreva-se na nossa newsletter

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

*Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

gerenciamento de TI

Gerenciamento de serviços em TI é estratégia em nuvem ideal para negócios

A gestão ineficiente dos serviços de TI podem acarretar em altos custos para as empresas

Por  Marcos Rocha

14:00 - 1 de junho de 2020
Compartilhar
gerenciamento de TI

A falta de planejamento estratégico em tecnologia pode trazer um déficit orçamentário, pois ao gerir uma possível crise em falhas de processamento de dados, armazenamento em nuvem ou na instabilidade de serviços digitais, o cenário pode ser drástico, com elevados custos para contingenciamento dos problemas emergenciais.

Os gargalos são conhecidos popularmente nas linhas de produção fabris, no entanto, existe o gargalo tecnológico, quando há sobrecargas no acesso aos sites que deixam as páginas fora do ar, por exemplo.

Uma solução estratégica é o Gerenciamento de serviços em TI, que proporciona excelência para a competitividade com os grandes players de mercado e, paralelamente, proporciona o crescimento orgânico dos negócios. Para ter êxito, é necessário preencher os pré-requisitos do ISO 20000 e envolver a governança de TI prevista nos frameworks, a exemplo do COBIT, ITIL e CMMI; correspondendo às exigências dos clientes.

O gerenciamento de serviços em TI traz muitos benefícios na qualidade de um ecossistema digital com armazenamento em nuvem, como na geração de receitas pelo aumento da velocidade no processamento de dados e integração plena nas aplicações digitais que impactam em todas as áreas e hierarquias das empresas.

Quando os processos e projetos estão alinhados, as equipes se tornam mais engajadas, impactando diretamente no clima organizacional e no aumento da produtividade e resultados mais efetivos para o mercado.

A tecnologia é a grande aliada, inclusive, em quadros de retração econômica, pois reduz gastos operacionais com a implementação de ferramentas digitais. Portanto, a área de TI nunca deve ser vista como um custo ou despesa, mas sim como um investimento seguro para o controle dos processos internos, gestão operacional e aumento da receita líquida.

Além disso, o gerenciamento dos serviços em TI automatiza tarefas e reduz os custos fixos e variáveis, diminuindo os riscos financeiros. Outra questão importante é que os serviços digitais armazenados em nuvem mais recomendados são os que permitem a implementação de uma estrutura de backup offsite (backups protegidos na nuvem), VPN criptografada, servidor na nuvem com infraestrutura escalável, load balance para distribuição de cargas e gerenciamento de ambiente especializado.

Alguns pontos importantes em destaque são: Anteceder as possíveis crises, sejam elas econômicas ou de instabilidade de sistemas internos ou externos, deve existir um plano de investimento para armazenamento de dados em nuvem, com monitoramento dos fluxos de dados, que envolvam a governança de TI, com os frameworks que envolvam o ISO 20000.

Os ganhos na eficiência apresentam as ações de TI ininterruptas nos serviços em nuvem, com soluções rápidas para gerir possíveis crises com o menor impacto possível no contexto orçamentário e na produtividade e na qualidade de entrega ao cliente final.

*Marcos Rocha é product manager da Locaweb Corp Cluster2GO

gerenciamentonuvemTI
Previous Post
As mais lidas
1

Yuval Harari: pandemia mostrou sucesso da ciência e o fracasso de governos

por Carla Matsu

2

RecargaPay tem cerca de 50 vagas abertas

por Redação

3

Sergio Bueno: CIO tem conhecimento para empreender

por Marcelo Gimenes Vieira

Load more
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Política de Privacidade Termos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e, ao continuar você concorda com estas condições.OkPolitica de Privacidade