Geração Z é a mais propensa a trocar cartão de crédito pelo Pix

Pesquisa da Fiserv mostra que representatividade do cartão no volume total de pagamentos no País cresceu

Author Photo
2:15 pm - 27 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

Muito embora a maioria dos brasileiros que declara preferir o Pix como forma de pagamento (53%) no dia a dia diga que essa modalidade não substitui o cartão de crédito, por serem diferentes, a geração Z pensa um pouco diferente. Para 40% dos mais jovens ouvidos em uma pesquisa da Fiserv, o Pix substitui sim o cartão de crédito – no geral eles já usam mais o Pix (37%) do que cartão de crédito (30%).

O relatório da Fiserv, que é uma empresa especialista em pagamentos, divulgou essa semana os resultados da pesquisa Fiserv Insights: brasileiros e o uso de cartões de crédito hoje e amanhã, que busca traçar um retrato de como os consumidores brasileiros se relacionam com os meios pagamento, preferências e impacto das compras cotidianas na gestão financeira das pessoas.

A pesquisa indica que, de todo modo, o uso de cartões de crédito no Brasil avançou, e cita um recente levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) que indica que 65,8% dos R$ 965 bilhões transacionados via meios eletrônicos de pagamento no primeiro trimestre do ano foram na modalidade crédito, alta de 11,4% em relação ao mesmo período de 2023.

Leia também: Febraban 2024: bancos avançam em IA e práticas sustentáveis

“Mergulhar no universo específico dos cartões de crédito, olhando para o hoje e para as expectativas do usuário para amanhã, nos permite obter informações que são de extrema importância para os pequenos e médios negócios”, explica em comunicado Jorge Valdivia, General Manager da Fiserv no Brasil.

A pesquisa também indica que o cartão de crédito prevalecerá principalmente nas compras em loja online (57%), lojas físicas (47%) e para pagar serviços recorrentes de assinaturas (48%). O levantamento também destaca que Geração Z é a que mais declara que vai deixar de usar cartão de crédito para compras para pagamentos de serviços como luz, água e gás (32%), em redes sociais (29%) e para pagar serviços recorrentes de assinaturas (19%).

Compras parceladas (63%) e de alto valor (59%) são as menos propensas à substituição pelo Pix.

O estudo foi realizado entre abril e maio de 2024 com 1.216 proprietários de pelo menos um cartão de crédito ativo. Mais dados da pesquisa podem ser vistos nesse link.

Perfil dos usuários de cartão

Segundo o estudo da Fiserv, a maioria dos consumidores entrevistados (77%) possui três ou mais cartões de crédito ativos e apenas 9% possuem apenas um. Consumidores do nível socioeconômico A têm mais adesão a múltiplos cartões (85%) em comparação às classes B (80%), C (73%) e D (72%), apesar de não haver uma grande discrepância, segundo a empresa.

Os entrevistados que utilizam apenas um cartão de crédito o fazem por vários motivos. No nível socioeconômico A é a satisfação com benefícios oferecidos pelo adquirente, e 31% dos respondentes dos níveis D e E responderam ter sido o único cartão de crédito que conseguiram obter.

Para a classe média, o foco está principalmente em ter um melhor controle dos gastos (23% do nível B e 13% do nível C), seguido pelo fato de o cartão utilizado satisfazer sua necessidade de limite (respectivamente, 18% e 29%) e de não ver necessidade possuir mais um (esta, com porcentagens bem próximas: 23% e 24%).

Para 15% dos entrevistados, o limite do cartão de crédito é considerado uma complementação da renda, ou seja, são pessoas que usam o cartão para conseguir arcar com gastos mensais. Nos níveis D e E, o percentual aumenta para 28%.

Apesar de 85% definirem o cartão apenas como um meio de pagamento, sem extrapolar faturamento mensal, o uso do limite como fonte adicional de renda também aparece entre os usuários dos níveis socioeconômicos A e B, mesmo que discretamente – respectivamente, 8% e 9%, subindo para 15% entre os respondentes da classe C.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.