Geração Alfa e o futuro da relação com a inteligência artificial

A maioria dos pais de crianças da geração Alfa (nascidas entre 2010 e 2025) acredita que um robô baseado em inteligência artificial pode acelerar o aprendizado de seus filhos. A conclusão é parte de um estudo da IEEE, organização dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

As crianças da geração Alfa são claramente as mais impactadas pela tecnologia, com a inteligência artificial fazendo parte de todos os aspectos de suas vidas, desde seus primeiros passos. A pesquisa da IEEE sobre Geração AI e seu impacto em pais e seus filhos da geração alfa entrevistou 600 pais e mães, entre 20 e 36 anos de idade, com pelo menos uma criança de até sete anos. Confira alguns temas abordados:

Carros autônomos
A pesquisa mostra que os pais da geração Alfa ficariam mais preocupados com a perspectiva de seus filhos dirigirem sozinhos (3%) do que a bordo de carros autônomos (25%). Entretanto, 45% dos pais ficam igualmente preocupados em ambas as situações, com a perspectiva de seus filhos ao volante, ou a bordo de um carro autônomo.

Robôs de estimação e como babá
A tecnologia de AI está estimulando o surgimento de robôs de estimação, que podem identificar, cumprimentar, obedecer e divertir a família. Segundo a pesquisa, 48% dos pais dizem que trocariam um animal de estimação por um robô, caso seja este o desejo dos filhos. As mães são mais receosas do que os pais nesta troca (42% mulheres contra 55% dos homens).

Como AI dá vida a robôs, aproximando-os do comportamento humano, 40% dos pais da geração Alfa dizem que substituiriam uma babá humana por uma babá-robô, ou usariam o robô para ajudar nos cuidados com as crianças.

Saúde emocional e física dos pais
Para manter a geração Alfa entretida, aplicativos, telas interativas e dispositivos com inteligência artificial são usados pelos pais do milênio, sendo que 44% deles afirmam que essa atitude não só entretêm as crianças, como também aumentam o seu tempo livre para outras tarefas.

Aprendizado
Brinquedos “inteligentes” e aplicativos de AI estão sendo desenvolvidos para serem capazes de compreender a linguagem humana e a responder a comportamentos infantis específicos. Para 80% dos pais entrevistados, a AI pode melhorar e tornar mais rápido o aprendizado dos filhos, sendo que 74% dos pais considerariam um professor-robô com AI para seus filhos.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

3 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

3 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

3 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

3 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

3 dias ago