Notícias

GenAI é o principal investimento em tecnologia para fabricantes, segundo estudo

A Rockwell Automation anunciou os resultados do 9° Estudo anual do estado da produção inteligente. A pesquisa global entrevistou mais de 1.500 fabricantes em 17 dos principais países produtores.

O relatório deste ano revela um foco no aproveitamento de tecnologias novas e emergentes para criar resiliência, melhorar a qualidade, maximizar o potencial do pessoal e impulsionar o crescimento sustentável.

Leia mais: Avanade foca em GenAI com laboratório e novos cargos para a tecnologia 

“Uma força de trabalho qualificada é o pilar de qualquer operação de produção bem-sucedida, mas atrair, gerenciar e reter trabalhadores está provando ser um desafio contínuo”, disse Cyril Perducat, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Rockwell Automation. “A pesquisa descobriu que a tecnologia sozinha não é a resposta. Para permanecerem competitivos, os fabricantes precisam concentrar seu pessoal em adotar novas tecnologias como parte central da sua cultura organizacional em evolução, criando uma parceria tecnologia/trabalhador que impulsione seus negócios.”

As principais descobertas globais incluem:

·         A IA é classificada como a principal capacidade que os fabricantes acreditam que impulsionará os maiores resultados de negócios. 83% dos fabricantes esperam usar a IA generativa (GenAI) em suas operações em 2024.

·         95% dos fabricantes estão usando ou avaliando a tecnologia de produção inteligente, em comparação com 84% em 2023.

·         94% dos fabricantes planejam manter ou aumentar sua força de trabalho devido à adoção da tecnologia de produção inteligente, com foco pesado em reaproveitar os trabalhadores para funções novas ou diferentes e/ou contratar mais trabalhadores.

·         A gestão de mudanças é o principal obstáculo relacionado à força de trabalho para os fabricantes em 2024.

·         Os fabricantes citam a “qualidade aprimorada” como o principal resultado positivo que esperam alcançar com a tecnologia de produção inteligente existente pelo segundo ano consecutivo. Além disso, o “controle de qualidade” é classificado como o principal caso de uso de IA/aprendizado de máquina em 2024.

·         Pela primeira vez, a cibersegurança está listada como um dos cinco principais riscos externos para os fabricantes em 2024, ficando em terceiro lugar no geral.

·         A gestão de energia é o fator mais importante para os programas de sustentabilidade/ESG dos fabricantes.

“A força de trabalho de 2019 não vai voltar”, disse Allison Kuhn, analista principal da LNS Research. “Desenvolver uma estratégia de mão de obra sustentável é crucial para enfrentar com sucesso os desafiadores cenários da fabricação. Os líderes estão vencendo a guerra por talentos adotando essa nova realidade e com foco absoluto em três imperativos: experiência total do funcionário, liderança servidora e aplicativos para funcionários da linha de frente conectados”.

Os fabricantes continuam a enfrentar um desafio significativo: combinar pessoas, processos e tecnologia para impulsionar o crescimento e a resiliência dos negócios a longo prazo.

De acordo com o relatório, cerca de um terço dos líderes de produção citam “tecnologia e talento compatíveis com as necessidades de negócios” e “gerenciar pessoas e recursos com eficiência” como os maiores obstáculos que suas organizações enfrentam ao longo do próximo ano.

Os fabricantes podem superar esse desafio selecionando um parceiro com conhecimento e experiência relevantes do setor que possa fornecer soluções e suporte personalizados para alinhar tecnologia e talento com objetivos de negócios.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

13 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

14 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

15 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

16 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

18 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

19 horas ago