Gêmeos digitais farão diferença na prevenção de tragédias climáticas
Para Paulo Miyagi, do IEEE, gêmeos digitais que reproduzem objetos e processos do mundo real estão entre as principais tendências de 2025
O aprimoramento da tecnologia de gêmeos digitais (digital twins, em inglês) terá imenso impacto positivo na economia já em 2025, diz Paulo Eigi Miyagi, membro sênior do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A tecnologia reproduz virtualmente objetos físicos e processos do mundo real usando Big Data, realidade estendida e inteligência artificial (IA).
Segundo Miaygi, a tecnologia se tornará ainda mais relevante em curto e médio prazo, especialmente por conta dos efeitos das mudanças climáticas.
Leia também: Setor financeiro deve investir em IA mais de US$ 300 bi até 2033
Para o membro do IEEE, a tecnologia terá papel na prevenção e na resolução de problemas que afetam negativamente a economia e a qualidade de vida das pessoas. Engenheiros e outros cientistas poderão prever situações que comprometem processos de produção industrial, monitorar e otimizar a infraestrutura e serviços nas cidades e reduzir efeitos de tragédias, alega.
“O conceito de gêmeo digital é fundamental para o desenvolvimento de qualquer solução em benefício da sociedade. Com o melhor emprego da realidade estendida (virtual, aumentada e mista) e da inteligência artificial (…) será possível criar diversos cenários e projetar novos recursos para solucionar problemas complexos”, diz Miyagi, em comunicado enviado pelo IEEE ao IT Forum.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!