Maratonista usará primeiro gêmeo digital de coração humano
Tecnologia desenvolvida pela Tata Consultancy Services tem o potencial de transformar a forma como os atletas de elite treinam e cuidam da saúde
A atleta Des Linden, campeã da Maratona de Boston e duas vezes maratonista olímpica, será a primeira pessoa a usar um gêmeo digital do seu coração humano, projetado para impulsionar o desempenho atlético e proporcionar cuidados de saúde personalizados. O TCS Digital Twin Heart é uma criação da Tata Consultancy Services (TCS), empresa global de consultoria e TI. Segundo a empresa, trata-se da primeira réplica virtual de um coração humano criada com a tecnologia Digital Twins.
O Digital Twin Heart oferece dados precisos sobre o coração humano, detalhando seu funcionamento, eficiência e resposta a condições variadas. Além disso, a ferramenta oferece insights exclusivos sobre a saúde cardiovascular ao longo dos treinamentos, o que representa um salto significativo na integração da tecnologia, ciência do esporte e saúde.
Para a TCS, a tecnologia digital twin tem o potencial de transformar a forma como os atletas de elite treinam, competem e cuidam da saúde.
Leia mais: A tecnologia de ‘gêmeo digital’ é duas vezes melhor que o metaverso
A solução engloba uma gama de recursos inovadores como monitoramento em tempo real, simulações e personalização da saúde. Um coração gêmeo digital pode monitorar continuamente parâmetros cardiovasculares, incluindo frequência cardíaca, fluxo sanguíneo e níveis de oxigênio, fornecendo feedback instantâneo durante a atividade física. Esses dados em tempo real capacitam os atletas a tomar decisões bem embasadas sobre seu treinamento, recuperação e estratégia de corrida.
A tecnologia também permite um número infinito de simulações com vários cenários de treinamento. A TCS explica que ao simular o futuro no mundo digital, um atleta pode se preparar para o desempenho máximo no mundo real, independentemente das condições do dia da corrida.
“O esporte e a tecnologia têm um tremendo poder de se unir e mudar vidas. O Digital Twin Heart de pode otimizar seu treinamento, desempenho e recuperação, mas essa tecnologia é importante por razões muito além do esporte, podendo desencadear uma revolução na saúde pessoal. Com as doenças cardíacas sendo a principal causa de morte nos EUA, por exemplo, é mais importante do que nunca inovar técnicas para manter os corações saudáveis” explica Debashis Ghosh, Presidente de Life Sciences and Healthcare Business Group da TCS.
Já conhecida na indústria 4.0, a tecnologia de Digital Twins agora se encontra pronta para transformar a forma como os atletas de elite treinam, competem e gerenciam sua saúde, ao mesmo tempo em que demonstram o poder e o potencial da saúde e do bem-estar personalizados.
“A ferramenta não apenas fornecerá insights exclusivos sobre a saúde e o desempenho do coração, mas também pode abrir caminho para futuros atletas e indivíduos otimizarem sua saúde e bem-estar. A tecnologia Digital Twin Heart tem o potencial de tornar o treinamento de todos tão discado e pode inspirar mais pessoas a correr,” destaca a maratonista Des Linden.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!