Gastos com IA generativa terão crescimento anual de 36% até 2030
Até 2030, esse crescimento representará mais de 50% do mercado de software de IA
Desde que foi lançada, a IA Generativa tem ganhado cada vez mais popularidade, emergindo como a próxima tecnologia-chave a ser adotada – ou ignorada, mas desconsiderar sua relevância pode colocar sua empresa em desvantagem na corrida tecnológica. Com sua ascensão frequentemente comparada ao surgimento das redes sociais, dos smartphones e da internet, a Forrester já prevê que os gastos com a IA generativa terão um crescimento anual de 36% até 2030, o que representará cerca de 55% do mercado de software de IA até 2030.
O aumento sem precedentes será impulsionado por vários fatores, como a adoção especializada. Em artigo publicado no blog da Forrester, Michael O’Grady, Analista de Previsões da empresa de consultoria, afirma que até 2030, espera-se que sejam investidos anualmente US$ 79 bilhões em aplicações especializadas projetadas para aprimorar a automação e aumentar a produtividade, especialmente nos setores de segurança, saúde e marketing de conteúdo. Isso inclui exemplos notáveis, como o GitHub Copilot e o Replit, que tornam o desenvolvimento de software mais acessível tanto para profissionais quanto para desenvolvedores comuns.
Outro fator chave é a adoção generalizada. Até 2030, a Forrester espera que sejam gastos anualmente US$ 42 bilhões em casos de uso generalizados, como ferramentas de pesquisa, redação e resumo. Mais de 50% desse investimento será destinado a plataformas de chatbot e comunicação, impulsionando melhorias substanciais nas experiências de clientes e funcionários. Um exemplo é a empresa de ferramentas de comunicação Twilio, que adotou recentemente a tecnologia de IA generativa para melhorar as conversas das equipes de vendas e marketing.
Segundo O’Grady, a IA generativa também abrirá novas oportunidades de receita para empresas que ainda não a utilizam para automação ou desenvolvimento de produtos.
“Por exemplo, o site de perguntas e respostas sobre programação Stack Overflow pretende começar a cobrar desenvolvedores de IA pelo acesso às perguntas e respostas em seu site, à medida que buscam treinar algoritmos e bots. Da mesma forma, o preço das ações da empresa de tecnologia NVIDIA triplicou no primeiro semestre de 2023, à medida que seus chips GPU são usados para treinar modelos como o GPT-4”, escreveu.
Entretanto, a Forrester prevê que a adoção e os ganhos de produtividade da IA generativa serão limitados a curto prazo devido às atuais limitações tecnológicas, incluindo questões regulatórias, direitos de propriedade intelectual e preocupações éticas. À medida que essas barreiras forem superadas, a tecnologia deverá avançar ainda mais, argumenta O’Grady.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!