Notícias

Gartner sinaliza principais tecnologias emergentes que estimulam a inovação

Confiança na engenharia, aceleração do crescimento e modelagem da mudança são as três tendências importantes indicadas pelo estudo Ciclo de Hype para Tecnologias Emergentes 2021, produzido pela empresa de pesquisa e aconselhamento para empresas Gartner. 

De acordo com o levantamento, essas três vertentes levarão as organizações a explorarem tecnologias emergentes, como tokens criptografados (NFT – Token não fungíveis), Nuvem Soberana, Data Fabric, Inteligência Artificial Generativa e redes combináveis ​​para ajudar a garantir vantagem competitiva aos negócios.

“A inovação tecnológica é um capacitador chave da diferenciação competitiva e é o catalisador para a transformação de muitas indústrias. Tecnologias inovadoras estão aparecendo continuamente, desafiando até mesmo as organizações mais inovadoras a se manterem atualizadas”, afirmou Brian Burke, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. 

“As organizações líderes se apoiarão nas tecnologias emergentes indicadas na pesquisa de Hype Cycle do Gartner deste ano para construir confiança e novas oportunidades de crescimento, em um contexto de mudança estratégica contínua e de incerteza econômica”, continuou.

O Ciclo de Hype para Tecnologias Emergentes do Gartner reunie percepções de mais de 1.500 diferentes soluções em um conjunto sucinto de tecnologias emergentes ‘obrigatórias’ e tendências que prometem entregar alto grau de vantagem competitiva para as empresas nos próximos cinco a dez anos.

“À medida que as organizações continuam a se concentrar na transformação dos negócios digitais, elas devem acelerar a mudança e superar o entusiasmo em torno de tecnologias emergentes”, diz Melissa Davis, vice-presidente de Pesquisa do Gartner.

Confiança em engenharia

Segundo o Gartner, a confiança exige segurança e confiabilidade. No entanto, também pode se estender para a construção de inovações como um núcleo resiliente e base para que a TI agregue valor aos negócios. Essa base deve consistir em inovações e práticas de trabalho projetadas, reproduzíveis, confiáveis, comprovadas e escalonáveis.

Por exemplo: o mercado de tecnologia e serviços digitais em Nuvem é atualmente dominado por fornecedores americanos e asiáticos. Como resultado, muitas empresas europeias armazenam seus dados nessas regiões, criando inquietação política e preocupações sobre como manter o controle dos dados e cumprir as regulamentações locais. Os países podem empregar uma Nuvem soberana para alcançar a soberania digital e de dados, que por sua vez fornecerá requisitos legais para aplicar controles de proteção de dados, requisitos de residência, protecionismo e coleta de inteligência.

As tecnologias a serem observadas para criar confiança são estruturas Cloud soberanas, NFT, legislação legível por máquina, identidade descentralizada, finanças descentralizadas, criptografia homomórfica (encriptação que dá possibilidade a tipos específicos de computação), gerenciamento ativos de metadados, Data Fabric, centro de incidentes em tempo real e aplicações de comunicação com funcionários.

Acelerando o crescimento

Depois que o core business mais confiável é estabelecido, a recuperação e o crescimento podem acontecer. Para tanto, as organizações devem equilibrar o risco de inovação tecnológica com o apetite pelo ímpeto comercial para garantir que os objetivos de curto prazo sejam alcançáveis. Uma vez que o núcleo liderado pela inovação está aumentando, o crescimento acelerado pode ser estendido para a entrega e geração de valor.

Assim, a Inteligência Artificial Generativa é uma tecnologia emergente que a indústria farmacêutica está usando para ajudar a reduzir custos e tempo na descoberta de medicamentos. O Gartner prevê que, até 2025, mais de 30% dos novos medicamentos e materiais serão descobertos sistematicamente usando técnicas de Inteligência Artificial Generativas. A Inteligência Artificial Generativa não apenas aumentará e acelerará o design em muitos campos, mas, também, tem potencial de inventar novos designs que os humanos poderiam não ter percebido.

Para acelerar o crescimento, as seguintes tecnologias devem ser exploradas: multiexperiência, Nuvem, inovação impulsionada por Inteligência Artificial, aprendizado de máquina quântico (ML), Inteligência Artificial Generativa e ‘humanos-digitais’.

Esculpir a mudança

Para os analistas do Gartner, a mudança é tradicionalmente disruptiva e geralmente está ligada ao caos, mas as organizações podem usar inovações para esculpir a mudança e trazer ordem ao caos. A arte é antecipar e se ajustar automaticamente às necessidades de mudança.

Por exemplo, aplicações de negócios combináveis ​​permitem uma melhor correspondência de experiências de aplicativos a um contexto de negócios operacional em mudança. Negócios combináveis, integrados com aplicativos também combináveis ​​e construídos com pensamento agregado, posicionam as empresas para reconhecer e explorar novas oportunidades de negócios, responder interrupções inesperadas e atender às demandas de mudança dos clientes em seu ritmo, mantendo sua lealdade.

As organizações que procuram esculpir a mudança devem considerar aplicativos combináveis, redes combináveis, design ampliado de Inteligência Artificial, engenharia de software aumentada de Inteligência Artificial, Inteligência Artificial informada sobre a física, engenharia de influência, ferramentas condutoras de plataforma digital, redes de dados nomeados e aplicativos de integração automática, entre outras novas tecnologias.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

4 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

5 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

7 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

8 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

10 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

10 horas ago