Gartner: receita de automação robótica será de até US$ 2 bilhões em 2021
Pesquisa indica que mercado de software terá crescimento até 2024
O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, prevê que a receita global do mercado de software para automação robótica de processos deverá atingir a marca de US$ 1,89 bilhão em 2021, número que representa um aumento de 19,5% em relação a 2020. A informação vem da mais recente pesquisa do Gartner.
A receita mundial do setor de software de RPA deve chegar a US$ 1,58 bilhão em 2020, o que representa um aumento de 11,9% em relação a 2019. Até 2020, porém, os preços médios de RPA deverão diminuir de 10% a 15%, com quedas anuais de 5% a 10% esperadas em 2021 e 2022, criando forte pressão de redução de preços. Assim, é possível perceber que, apesar das pressões econômicas causadas pela pandemia de COVID-19, o segmento ainda deve crescer em taxas de dois dígitos até 2024.
Covid-19 vs. soluções de automação
A pandemia e a recessão que se seguiu aumentaram o interesse de muitas organizações em soluções de automação robótica de processos. Os analistas do Gartner preveem que 90% das grandes companhias em todo o mundo terão adotado o RPA de alguma forma até 2022, já que buscam capacitar digitalmente processos de negócios críticos por meio de resiliência e escalabilidade, enquanto recalibram o trabalho humano e o esforço manual.
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“O principal motivador desses projetos é a capacidade de melhorar a qualidade, velocidade e produtividade dos processos, ganhos que são cada vez mais importantes para as empresas, principalmente à medida que as organizações tentam atender às demandas de redução de custos por conta dos impactos gerados pelo Covid-19. As empresas podem avançar rapidamen te em suas iniciativas de otimização digital investindo em software do tipo, e essa tendência não irá desaparecer tão cedo”, diz Fabrizio Biscotti, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.
Até 2024, as grandes organizações triplicarão a capacidade de seus portfólios existentes de automação robótica. A maior parte dos gastos “novos” virá de grandes organizações que estão adquirindo capacidade adicional de seu fornecedor original ou, ainda, de parceiros dentro do ecossistema.