Para o instituto de pesquisa e consultoria global Gartner, a Inteligência Artificial (IA) já foi aplicada em tarefas altamente repetitivas, em que grandes quantidades de observações e decisões podem ser analisadas para criação de padrões.
A consultoria acredita que a IA aplicada ao trabalho não-rotineiro é mais provável para ajudar os seres humanos do que substituí-los, uma vez que as combinações de seres humanos e máquinas funcionarão de forma mais eficaz do que os especialistas humanos ou as máquinas orientadas por IA que trabalham sozinhas.
Em 2022, segundo o Gartner, um em cada cinco trabalhadores envolvidos na maioria das tarefas não-rotineiras dependerá da IA para fazer um trabalho. “Usar IA para gerar automaticamente um relatório de status semanal ou escolher os cinco principais e-mails em sua caixa de entrada não tem o mesmo valor que, digamos, curar uma doença seria, e é por isso que esses usos práticos e de curto prazo passam despercebidos”, disse Craig Roth, vice-presidente de Pesquisa do Gartner.
O especialista acrescenta que as empresas estão apenas começando a aproveitar a oportunidade para melhorar o trabalho não-rotineiro por meio da IA, aplicando nele ferramentas de propósito geral. Uma vez que profissionais do conhecimento incorporam IA em seus processos de trabalho, como um secretário virtual ou interno, os “robo-employees” se tornarão uma necessidade competitiva.
Lançando mão de tecnologias como IA e robótica, os varejistas usarão automatização de processos inteligentes para identificar, otimizar e automatizar atividades intensivas em mão-de-obra repetitivas, que são atualmente realizadas por seres humanos.
Dessa forma, vão reduzir custos trabalhistas por meio da eficiência da central para os centros de distribuição e lojas. Muitos varejistas já estão expandindo o uso da tecnologia para melhorar o processo de check-out nas lojas.
“Os varejistas serão capazes de fazer economias trabalhistas, eliminando empregos altamente repetitivos e transacionais, mas precisarão reinvestir algumas dessas economias em treinamentos capazes de melhorar a experiência do cliente”, disse Robert Hetu, diretor de pesquisa do Gartner.
Segundo ele, a Inteligência Artificial será vista como uma forma de aprimorar as experiências dos clientes em vez de simplesmente eliminar os seres humanos de todos os processos.
Em 2021, IA vai gerar US $ 2,9 trilhões em valor comercial e recuperará 6,2 bilhões de horas de produtividade do trabalhador. “A IA pode assumir tarefas repetitivas e mundanas, liberando humanos para outras atividades, mas a sinergia de humanos com IA será mais matizada e exigirá reinvestimento e reinvenção em vez de simplesmente automatizar as práticas existentes”, diz Mike Rollings, vice-presidente de Pesquisa da Gartner.
“Em vez de ter uma máquina replicando as etapas que um ser humano executa para alcançar um julgamento particular, todo o processo de decisão pode ser reavaliado para usar as forças e fraquezas relativas da máquina e do humano para maximizar a geração de valor e redistribuir a tomada de decisão para aumentar a agilidade”, finaliza.
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