Gartner: 72% dos líderes de dados e analytics estão envolvidos em transformação digital

Fronteiras entre áreas de dados e de negócios estão mais tênues, diz estudo. CDOs, no entanto, devem alinhar KPIs e saber comunicar insights

Author Photo
4:14 pm - 07 de maio de 2021

Setenta e dois por cento dos líderes de dados e analytics estão comandando ou trabalhando diretamente em iniciativas de transformação digital nas organizações em que trabalham. É o que revela a pesquisa anual sobre Chiefs Data Officers (CDOs) produzida pelo Gartner e divulgada recentemente.

Segundo a empresa de pesquisas, esses resultados indicam que mais organizações entendem a importância de um negócio baseado em dados, ou data driven. Apesar do resultado, apenas 24% entre os 72% de fato lideram iniciativas. Apenas 3% dizem não estar envolvidos em nenhum nível.

No entanto, para Debra Logan, vice-presidente de pesquisa do Gartner, esse resultado demonstra que as fronteiras entre iniciativas de analytics e demais áreas estratégicas das companhias estão se dissolvendo. CDOs são cada vez mais solicitados a assumirem objetivos mais estratégicos.

KPIs voltados aos negócios

Segundo o estudo do Gartner, qualidade dos dados (51%), ROI dos investimentos (44%) e o compartilhamento de dados (43%) são os principais objetivos dos líderes de dados e analytics ouvidos. No entanto esses objetivos podem não ser suficientes, segundo Debra, e é preciso que o uso dos dados se alinhe aos objetivos-chave das áreas de negócios das empresas.

“Não é suficiente gerenciar dados e criar percepções”, diz Debra. “Essas atividades devem entregar resultados de negócios mensuráveis”.

Executivos que têm indicadores de desempenho voltados para os negócios têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem eficazes na produção consistente de valor às operações, diz a empresa de pesquisa. Também têm 2,3 vezes mais probabilidade reduzirem tempo de lançamento no mercado e 3,5 vezes mais probabilidade de serem eficazes na monetização de dados.

Os executivos menos bem-sucedidos são aqueles que não conseguiram demonstrar uma ligação entre análise de dados e o valor comercial e que tendem a se concentrar na tecnologia em vez de nas pessoas.

Além disso, 93% dos CDOs relataram que a comunicação eficaz é crítica para o sucesso de suas funções. No geral, as competências mais importantes para os líderes de Data & Analytics são: influenciar, engajar e planos de comunicação eficazes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.