Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Maioria também possui um líder de inteligência artificial, mas 88% não possuem o título de Chief AI Officer

Author Photo
5:10 pm - 01 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da metade (55%) das organizações possuem um Conselho de IA. A pesquisa também indica que 54% das empresas têm um responsável pela tecnologia ou líder de IA para orquestrar as atividades relativas ao tema.

“As descobertas mostram que as organizações estão divididas quanto à necessidade de um conselho de IA”, diz em comunicado Frances Karamouzis, VP de pesquisa do Gartner. “A resposta é sim, as empresas precisam ter um conselho de IA para transcender os desafios multidisciplinares, impulsionar o valor e reduzir os riscos.”

Karamouzis, no entanto, ressalta que duração, escopo e recursos sob escrutínio desse conselho são “específicos do contexto e dependem do caso de uso”. Ou seja, “para alguns, é uma medida temporária”, enquanto para outros “é uma mudança de longo prazo no modelo operacional.”

Responsabilidade dispersa

Quando perguntados quem é o principal responsável pela inteligência artificial em suas organizações, os executivos entrevistados pelo Gartner divergem bastante. Em 25% dos casos, é o CIO, mas um líder de IA (16%), da unidade de negócios usuária (12%), o CTO (10%) e um head de estratégia digital (8%) também aparecem nas respostas.

Leia ainda: Fraudes bancárias estão mais complexas, mas IA generativa ainda não é solução

Representativos 12% não conseguiram responder à pergunta. “A composição do conselho de IA deve ter representação de várias disciplinas e unidades de negócios”, defende Karamouzis. “A composição dos membros deve alinhar a experiência com o escopo do mandato. Devem ser executivos de nível sênior e experientes, com fortes habilidades em estratégia e execução, especialmente se tiverem ambições de GenAI.”

Quando solicitados a identificar os três principais focos do mandato do conselho, 26% dos executivos identificaram a governança, e outros 21% indicaram a estratégia.

Líderes mais presentes que CAIOs

Dos 54% dos executivos que indicaram que suas empresas tinham um responsável por inteligência artificial ou um líder de IA, 88% disseram que ele não possui um título C-level, ou o de Chief AI Officer (CAIO). Segundo o Gartner, isso acontece porque a maioria dos boards das empresas não quer expandir ainda mais o C-level.

Apesar disso, os conselhos querem um líder de IA responsável pela orquestração de IA. “IA e GenAI são complexas e abrangentes, tocando todos os trabalhos, atividades e conversas estratégicas das empresas. No entanto, isso não significa que as pessoas ou as equipes responsáveis por orquestrar a IA nas empresas precisam ter título ao nível de C-suite’, diz o VP.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.