Futuro dos dados das organizações está na nuvem

Author Photo
4:24 pm - 08 de novembro de 2017

Mais dia, menos dia, as organizações vão ter de migrar seus dados para o ambiente cloud (nuvem). A afirmativa de Renata Serra, sênior Expert da McKinsey & Company, que no palco “First Digital Digital First”, do IT Forum Expo, falou sobre “Como anda a adoção de infraestrutura de cloud em empresas”, é baseada na sua experiência profissional e em pesquisas realizadas pela sua consultoria.

Para ela, quanto mais rápido as empresas conseguirem iniciar e implementar a migração para o ambiente em nuvem, mais benefícios elas obterão, principalmente em redução de custos e tempo de provisionamento.

Uma pesquisa recente da McKinsey, realizada com várias organizações sobre a migração para o ambiente cloud identificou vantagens e dificuldades do modelo, como nos processos de adoção do sistema, a capacidade técnica e a implementação.

Segundo o levantamento, o assunto cloud é apontado como um dos três principais tópicos em infraestrutura das empresas, o que denota sua importância para as organizações. “Quando as organizações começam a se programar para a migração, geralmente trabalham com um horizonte de três a cinco anos para completar o processo, mas já nos primeiros doze meses conseguem ter um claro desenvolvimento das capacidades proporcionadas pelo cloud”, afirmou Renata.

Roadmap

Por outro lado, ainda segundo a pesquisa, menos da metade das empresas consultadas tinham um roadmap definido para realizar a migração e a sua execução. Os participantes do estudo disseram ainda que o fato de não terem um processo de migração automatizado acaba prejudicando a adoção ao cloud. Outros desafios apontados são: obtenção de talentos para a execução, custos e dificuldades inerentes ao sistema, preocupações com a segurança de dados, entre outros.

Mas a superação dos entraves compensa depois que a migração é concluída. A consultora citou um caso bem-sucedido de um grande banco internacional que transferiu seus dados totalmente para uma cloud pública em um processo que demorou seis anos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.