Fujitsu cria programa de mentoria para engajar colaboradores

Programa tem como objetivo incentivar a troca de aprendizado e estimular a liderança de forma construtiva

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6:09 pm - 24 de fevereiro de 2019

A Fujitsu, empresa japonesa de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), anuncia a primeira edição do programa de mentoria da companhia. O projeto, que começou em Dezembro de 2018, tem como objetivo incentivar a troca de aprendizado e estimular a liderança de forma construtiva, ao mesmo tempo em que os colaboradores são encorajados a enxergar novas formas de trabalhar e otimizar suas tarefas diárias.

​​A prioridade dada à educação e às competências do trabalhador por parte das empresas se destaca: de acordo com um estudo recente da Deloitte, a manutenção de iniciativas de treinamento e formação para os funcionários aparece na terceira posição (49%) das intenções de investimentos em 2019 dos executivos.

Segundo Aline Gobbi, head de Recursos Humanos da Fujitsu LATAM, é evidente a importância de qualificar os profissionais para que eles se desenvolvam internamente e cresçam junto com a empresa: “As pessoas fazem a diferença e desenvolver os talentos dentro da organização é fundamental para alcançar o sucesso. Notamos que investir em projetos como o de mentoria na Fujitsu poderia trazer, além da qualificação dos nossos colaboradores, insights poderosos para otimizar a produtividade. Os mentores serão os nossos diretores, que se disponibilizaram para compartilhar seus conhecimentos e auxiliar seus mentorados em cada etapa”, explica.

​​Complementar ao ​​investimento em programas que focam no desenvolvimento pessoal e profissional, Aline reforça a importância de dar voz a esses colaboradores: “No início do programa, questionamos os profissionais para entender as suas principais dificuldades e quais pontos gostariam de desenvolver nas suas atividades diárias, definindo assim, qual seria a pessoa mais adequada para ser o seu mentor”, finaliza.

Além das reuniões com os mentores, a empresa acompanha, a cada três meses, a evolução e desenvolvimento dos profissionais para mensurar a eficácia do programa e detectar pontos que podem ser otimizados na qualificação de colaboradores.

Na prática

​​O programa de mentoria, em vigor inicialmente para gerentes na Fujitsu, teve quase 100% de adesão e, em menos de 6 meses do programa, já existem resultados que comprovam a sua eficácia. É o caso do Rodrigo Petriche, Analista Desenvolvedor Sênior da Fujitsu, que, há oito anos na empresa, resolveu participar do programa e escolheu, como mentora, uma profissional de área diferente.

Para o executivo, programas como esse permitem uma visão diferente de outras áreas da empresa (a partir do ponto de vista do mentor) e, como consequência, uma ampliação de horizontes e habilidades: “Programas como esses são oportunidades para o meu crescimento profissional e pessoal, ao mesmo tempo que conseguimos reforçar para a empresa que vale a pena investir nos colaboradores. O programa ainda está no início, mas, conversando com colegas, foi perceptível o interesse dos envolvidos em aproveitar a oportunidade”, completa.

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