Framework de inovação torna úteis até ideias descartadas

Especialista em projetos de Inovação, Ricardo Yogui apresentou seu modelo para corporações.

Author Photo
6:48 pm - 17 de outubro de 2018
Ricardo Yogui, palestrante do IT Forum Expo 2018

No palco Future Ready do IT Forum Expo 2018 outro destaque foi “Framework de Inovação – Modelo Aberto para Organizações Modernas”. O público no Transamerica Expo Center pôde assistir apresentação de Ricardo Yogui, facilitador em Projetos de Inovação da agência PUC Rio de Inovação.

Para ele, são muitas as empresas que aderem a modelos que proporcionam inovação: hackatons, startups, coworkings e hubs de tecnologia. Mas na ânsia por criar novas tecnologias ou modelos de negócio, acabam adotando um comportamento de manada. Por isso, é preciso pensar em uma estrutura corporativa que proporciona, de fato, métodos criativos. “Não sou contra nenhuma dessas ferramentas para chegar à inovação – aponta o palestrante – mas precisamos pensar no papel que cada organização terá no futuro. Às vezes, esse não é o caminho do seu negócio”.

O tom da palestra vem, entre outros argumentos, pelo fato de que grandes líderes de mercado de meados do século XX nem mais existem, já que não se adaptaram a novos modelos e tecnologias. “Misturei parte do meu conhecimento corporativo com minha atuação acadêmica para montar um framework que realmente possa ajudar como um pilar estratégico”. Um dos destaques do modelo apresentado por Yogui é o banco de ideias. “Com essa estrutura você mantém armazenadas inclusive as ideias que deram errado, além de todas as iniciativas propostas. O que gera boa governança e transparência para todos os envolvidos.”

Disseminando criatividade

O framework sugerido por Yogui é uma ferramenta interessante para estimular até mesmo os profissionais que não estão originalmente envolvidos no processo criativo. Assim, a empresa pode retroalimentar o cenário de inovação com projetos cada vez mais fortes. “Mais ideias atraem novas prospecções de negócio. E assim, mais pessoas querem se conectar ao seu sistema”.

O IT Forum Expo 2018 acontece de 17 a 18 de outubro, em São Paulo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.