Fortinet se une à Interpol para identificar fraudadores on-line

Author Photo
1:07 pm - 04 de agosto de 2016
Fortinet se une à Interpol para identificar fraudadores on-line

A Fortinet se uniu à Interpol para auxiliar na identificação de um grupo de cibercriminosos globais por meio de pesquisas sobre ciberameaças do FortiGuard Labs. O trabalho está sendo desenvolvido há um ano.

A pesquisa possibilitou encontrar um grupo de fraudadores on-line responsáveis por milhares de ataques que totalizam mais de US$ 60 milhões envolvendo centenas de vítimas do mundo todo. Foram identificados 419 ataques em sites de namoro, no site Alibaba, roubo de contas bancárias e desvio de pagamentos. O grupo também mantinha grande rede de lavagem de dinheiro para distribuição dos fundos.

Os fraudadores usavam dois tipos de golpes de engenharia social direcionados a empresas: fraude de desvio de pagamento e fraude aplicada ao CEO. Isso reforça a predominância de técnica de ameaça avançada chamada “mistura de comportamento”, a qual permite que cibercriminosos entrem e se misturem a uma rede comprometida, impedindo que sejam detectados por longos períodos.

“A melhor forma de combater o impacto negativo dos cibercriminosos é a parceria baseada em inteligência de diversas fontes. O cibercrime não tem limites, e este é um bom exemplo de esforço colaborativo global para resolver o que, na verdade, é um problema complexo. Precisamos dar o exemplo e ir atrás dos cibercriminosos e de seus ativos”, diz Derek Manky, estrategista de segurança global da Fortinet.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.