Categories: Notícias

Ford apresenta protótipo da nova geração de veículo autônomo

A montadora Ford não resistiu e revelou o protótipo do Fusion Hybrid autônomo de nova geração. Antes mesmo da sua exibição ao público pela primeira vez na Consumer Technology Associations 2017 (CES), feira internacional, que acontece este mês entre os dias cinco e oito, em Las Vegas (EUA), e no Salão Internacional de Detroit, nos EUA.

De acordo com a montadora, o modelo usa a plataforma atual de veículo autônomo da Ford, mas com um novo programa de computador com maior poder de processamento. Os controles elétricos estão mais perto da fase de produção e ajustes feitos na tecnologia de sensores, incluindo seu reposicionamento, permitem que o carro veja melhor o que está ao seu redor.

Outra novidade são os sensores LiDAR, instalados no teto, que, segundo a Ford, têm design mais elegante e campo de visão mais focado, o que permite ao carro usar agora apenas dois sensores, em vez de quatro, com a mesma capacidade de processamento de dados.

O novo modelo também avança nos dois elementos principais para a criação de um veículo autônomo – a plataforma, que é uma versão atualizada do carro em si, e o sistema de direção virtual. No design, o protótipo do Fusion Hybrid autônomo de nova geração segue a linha do Fusion atual, que estreou globalmente há três anos.

Estratégia

O projeto faz parte do plano da Ford de iniciar a produção em alto volume de um veículo totalmente autônomo de nível 4 da SAE para operação comercial em 2021, em serviço de compartilhamento ou carona. Para aprimorar seu desenvolvimento nessa área ela está investindo ou fazendo parceria com quatro startups e mais que duplicou suas equipes no Vale do Silício e no campus de Palo Alto.

A Ford vem investindo em pesquisas para veículos autônomos há mais de uma década. O primeiro carro totalmente autônomo da companhia será um modelo de nível 4, conforme definido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos. Ele será projetado para operar sem volante, acelerador ou pedal de freio, para uso em serviços comerciais de compartilhamento ou carona dentro de uma área geográfica limitada.

Recent Posts

Gartner: 5 tendências de engenharia de software para 2024

Como não poderia deixar de ser, a inteligência artificial generativa (GenAI) aparece como uma das…

16 minutos ago

Scala Data Centers testa com sucesso uso de diesel verde

A Scala Data Centers, provedor latino-americana de serviços de data center, anunciou que concluiu com…

46 minutos ago

“Decisões que tomamos hoje podem estar erradas em seis meses”, diz chefe de IA da Dell

Implementar uma arquitetura aberta e flexível para poder se adaptar ao rápido ritmo de evolução…

56 minutos ago

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

16 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

17 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

18 horas ago