A força do líder vem do seu interior, acredita o empreendedor social Eduardo Lyra

Empreendedor social brasileiro dá valiosas dicas de liderança durante apresentação no HSM Expo

Author Photo
10:00 am - 09 de novembro de 2018

Eduardo Lyra nasceu em uma favela da cidade de Guarulhos, em São Paulo. Seu pai ingressou no crime e foi parar na prisão. Sua mãe foi o contraponto da história. Foi ela quem deu a ele algo indispensável: uma bolsa de valores emocionais. Na visão do empreendedor, essa “bolsa” marcou seu caminho rumo ao sucesso.

O fundador da rede Gerando Falcões foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial, como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo, fazendo parte do Global Shapers. Ele também saiu na lista da revista Forbes entre os 30 jovens mais influentes do Brasil, com menos de 30 anos e recebeu o prêmio Jovem Empreendedor do ano pelo LIDE. Essas e outras conquistas deixam claro que não importa de onde a pessoa veio. O que realmente importa é para onde ela vai.

A bolsa de valores emocionais citada pelo empreendedor foi marcante para Lyra em cada passo da sua vida. Mesmo cercado por um cenário pouco motivador, ele conseguiu se tornar um empreendedor social e transformador de realidade para muitas crianças e jovens de cidades como Poá, Vila Prudente e Maceió. Suas ações são realizadas por meio de projetos focados em esporte e cultura, assim como qualificação profissional para jovens e adultos.

A força do líder vem do seu interior

Para Lyra, as decisões são as que determinam o destino das pessoas. Ele destacou que todos nascem em um determinado contexto. Contudo, dependendo das escolhas feitas, essa realidade pode mudar, para bem ou para mal. Indubitavelmente, para ser bem-sucedido e tornar-se um líder, é preciso ter força interior.

Mas, como fortalecer-se internamente? O primeiro passo é resolver questões internas que dificultam o crescimento emocional, encarando os medos e coisas que podem ser um obstáculo para fortalecer o ser interior. “Se você conseguir ficar forte por dentro, conseguirá colocar qualquer coisa em pé”, ensinou Lyra.

Após resolver essas questões internas, é necessário trabalhar o autocontrole e ter um horizonte no caminho. Assim, a liderança conseguirá obter os resultados almejados, ou pelo menos isso é o que tem vivenciado Lyra ao longo da sua trajetória no empreendedorismo social.

Na conclusão da sua apresentação, ele convidou a todos a serem lideres do futuro, olhar além dos sonhos e tentar. Para ele, o mundo precisa de pessoas que tentem, que sejam ousadas. São elas que farão as coisas acontecerem.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.