Foodtechs chegam a 405 empresas no Brasil

São Paulo, Paraná e Minas Gerais concentram a maioria das startups no setor de alimentação, segundo dados de fevereiro do Startup Scanner

Author Photo
1:49 pm - 01 de março de 2021

São 405 as startups, distribuídas em 94 cidades do Brasil, cujas soluções são aplicadas no setor de alimentação. São as chamadas foodtechs, que atuam na maioria nas categorias novos alimentos e bebidas (10,3%), promoção do varejo (10,1%), gestão de foodservice (9,38%), tecnologias para produção (7,9%) e alimentação em casa ou trabalho (7,4%). Ao todo são 21 categorias.

Os números são do Startup Scanner, ferramenta que tenta rastrear, acompanhar e mapear startups de vários segmentos de forma gratuita e atualizada – além das foodtechs, cujo rastreamento foi inaugurado em fevereiro, o radar monitora startups do setor de vendas (salestechs) e de energia. Ele é resultado de uma parceria entre a aceleradora Liga Ventures e a PwC Brasil.

Leia mais: Loggi recebe investimento de R$ 1,15 bi e mira em expansão nacional

A maioria das foodtechs está em São Paulo (51,8%), Paraná (11,3%), Minas Gerais (8,6%), Santa Catarina (8,4%) e Rio de Janeiro (6,1%). Em se tratando de cidades, São Paulo (35,8%), Curitiba (7,1%) e Belo Horizonte (4,6%) lideram o ranking.

Base de dados

O Startup Scanner tem como base o banco de dados da Liga Ventures, que conta atualmente com mais de 16 mil startups e diversas fontes, incluindo inscrições para programas de aceleração, estudos, eventos, recomendações, notícias, bases abertas, entre outras.

“Esses mapeamentos foram lançados com o intuito de informar, de maneira estruturada e com qualidade, sobre como todas as inovações e startups aqui do Brasil estão se comportando”, explica Raphael Augusto, diretor de inteligência e estudos de mercado e startup hunter da Liga Ventures. “Dessa forma, acreditamos que estamos contribuindo com o amadurecimento e fomento da inovação no país.”

Os mapas são atualizados periodicamente, segundo as empresas. O mapeamento pode ser acessado no site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.