Foodtech NotCo lança no Brasil sorvete criado por inteligência artificial

Sorvete vegano é feito à base de proteína de ervilha, sem glúten, transgênico ou ovo; ingredientes são escolhidos por inteligência artificial

Author Photo
6:56 pm - 04 de dezembro de 2019

A foodtech chilena NotCo lança no Brasil, no mês de dezembro, o Not IceCream, o primeiro sorvete 100% feito de ingredientes vegetais. Segundo a empresa, que usa inteligência artificial para produzir alimentos sustentáveis à base de plantas, ele tem “a cremosidade dos sorvetes tradicionais”.

O Not IceCream, sorvete vegano, será vendido em redes de supermercado no Brasil. Inicialmente, a cidade de São Paulo receberá apenas o sabor chocolate, mas em breve outros sabores (baunilha, cookies & cream e morango) deverão chegar por aqui.

A NotCo destaca que suas receitas são formuladas por um algoritmo chamado Giuseppe, baseado em IA e criado pelos fundadores da startup. Ele busca reproduzir a estrutura molecular dos alimentos de origem animal, porém sugerindo combinações de plantas.

O presidente da empresa no Brasil, Luiz Augusto Silva, fala que “se ninguém disser que [o Not IceCream] é feito a partir de ervilhas e outros ingredientes vegetais, o consumidor não nota”. Ele é feito sem leite e com proteína de ervilha, além de não conter glúten, transgênico ou ovo.

notco not icecream Foodtech NotCo lança no Brasil sorvete criado por inteligência artificial

“A escolha dos ingredientes foi feita pelo Giuseppe, nosso algoritmo de inteligência artificial, e nos surpreendeu, porque ficou incrivelmente gostoso”, diz o executivo.

Por aqui, a NotCo já disponibiliza um outro produto: a Not Mayo. Trata-se de uma maionese sem ovos, lançada em maio, e feita à base de grão de bico, sem glúten, colesterol ou lactose.

Lá no Chile, onde a startup nasceu em 2015, há ainda produtos como o Not Milk. É a versão da NotCo do leite, só que à base de repolho e abacaxi. A expectativa é trazê-lo para o Brasil ainda em 2019.

Além de São Paulo, que recebe agora o Not IceCream, outras capitais brasileiras deverão receber produtos da empresa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.