Foodtech Floki capta R$ 50 mi e planeja expansão de time

Startup brasileira usa inteligência artificial para automatizar processo de compras de pequenas empresas do setor de alimentação

Author Photo
3:29 pm - 20 de abril de 2022
Imagem: Divulgação

A foodtech Floki anunciou nessa quarta (20) a captação de R$ 50 milhões. O aporte foi liderado pelos fundos NFX e Valor Capital Group.

Em operação desde o início de 2020, a startup utiliza inteligência artificial para automatizar o processo de compras de pequenas empresas do setor de alimentação, incluindo bares, restaurantes, dark kitchens e dark stores. O modelo de negócio é baseado em uma assinatura mensal a partir de R$150.

Segundo a Floki, sua tecnologia e operação conseguem reduzir em até 30%, o custo de mercadoria dos estabelecimentos, o que contribui para a saúde financeira dos restaurantes e de seus empreendedores.

Leia mais: Startup Jeeves levanta US$ 180 mi e anuncia operação no Brasil

Com o novo aporte, a companhia busca liderança no sistema operacional de compras para varejistas e fornecedores. Uma parte do valor será destinado para a contratação de pessoas nas áreas de Tecnologia, Produto e Lideranças Operacionais.

“Queremos automatizar e simplificar cada vez mais o processo de compras, eliminando completamente diversos pontos de fricção e ineficiência da transação para os dois lados da cadeia”, afirma Marcelo Espiga, Co-Fundador da Floki. “É um modelo de negócio complexo, mas que com os parceiros certos, agrega valor para todos os elos da cadeia e, de fato, transforma o modo como as próximas gerações vão fazer suas compras“, completa.

A Floki busca impulsionar a digitalização das transações B2B no mercado. Segundo a empresa, atualmente, os restaurantes do Brasil gastam em torno de duas horas por dia em conversas e cotações com seus fornecedores, ou ainda lidando com erros na entrega de pedidos. A plataforma da startup entra, então, para automatizar esse processo.

“A Floki tem uma grande oportunidade de trazer valor significativo para os restaurantes e varejistas latino-americanos através de sua plataforma de automação e marketplace”, explicou Pete Flint, Sócio Geral da NFX. “Estamos realmente entusiasmados com os efeitos de network B2B da Floki, com uma experiência de produto transformadora, além de uma equipe talentosa e comprometida para construir uma plataforma incrível no próximo ano”, completou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.