Fog Computing: arquitetura que viabiliza a internet das coisas

Author Photo
10:11 am - 13 de outubro de 2017
IoT IoT

Muitos profissionais já absorveram que a internet das coisas (IoT) depende da coleta de dados do mundo físico e a análise desses dados em um data center público ou privado. Mas qual a melhor forma de fazer isso? Fernando Nogueira Cesar, Gerente de OEM e Soluções IoT da Dell na América Latina, participa do IT Forum Expo 2017 para comentar sobre a importância do conceito de Fog Computing (ou computação de borda) e gateways de IoT que viabilizam projetos eficientes e econômicos.

Um dos temas que serão abordados é como como as empresas podem administrar e agregar valor aos seus projetos de TI com soluções de Fog, classificando e adicionando no próprio local de coleta de dados a inteligência para tomada de decisões em tempo real, bem como definição dos dados que devem ser enviados (ou não) ao data center ou à nuvem para análise e armazenamento de médio prazo, para abastecer uma redes de dados que dará suporte para projetos de big data e BI.

Além disso, o executivo vai explorar detalhes de um case da fábrica de computadores da Dell em Hortolândia (SP) com uso de IoT para aperfeiçoar o controle de qualidade na produção de computadores e monitores.

Cesar gerencia a área de IoT e Soluções para clientes OEM da Dell EMC na América Latina. É formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e possui MBA em Marketing pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação. Atuou em empresas como AT&T e Microsoft e desde 2011 desenvolve e suporta em nossa região as estratégias de soluções Dell para temas como Internet das Coisas (IoT) e Virtualização de Funções de Rede de Telecomunicações (NFV).

IT Forum Expo 2017

Realizado pela IT Mídia, o IT Forum Expo reúne profissionais da nova era digital, TI e Comunicação, que estão em busca de tendências e soluções inovadoras em produtos e serviços, fornecedores e melhores práticas nos mais importantes setores. O encontro será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

IT Forum Expo é evento âncora da São Paulo Tech Week, festival que celebra o DNA criativo, inovador e empreendedor da cidade de São Paulo. Entre 5 e 12 de novembro, a tecnologia vai pulsar em cada esquina da cidade, atraindo gente de todo lugar para eventos dinâmicos, conectando milhares de talentos, empreendedores e investidores.

Quer participar? Inscreva-se gratuitamente no IT Forum Expo:

4332a5b4 11fb 4d69 bae9 666922c4bf2e

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.