Flytour Tecnologia aumenta eficiência ao migrar data centers para a nuvem

Companhia de turismo investiu R$ 12 milhões no projeto

Author Photo
8:50 am - 07 de março de 2018

Em constante busca por mais eficiência operacional, otimização financeira e disponibilidade de recursos, a Flytour Tecnologia, empresa do Grupo Flytour – companhia de turismo que atua em sete segmentos -, investiu R$ 12 milhões na migração de seus quatro data centers físicos para a nuvem.

O processo, concluído em agosto de 2017, levou 18 meses para ser finalizado e foi dividido em quatro etapas, uma para cada transferência de data center on-premise para o Microsoft Azure. Entre os motivos que fizeram o Grupo Flytour realizar a migração podem ser destacados a escalabilidade; o controle de custos para cada empresa do grupo; além da continuidade do negócio graças ao ambiente de disaster recovery, backup e segurança, mais simples e eficiente se comparado ao modelo anterior.

Emerson Camilo Diretor da Flytour Gapnet phixr
Emerson Camilo, diretor da Flytour Gapnet

Segundo Emerson Camilo, diretor da Flytour Gapnet, uma das empresas do grupo, a migração foi feita com facilidade e sem qualquer tipo de impacto. “No período de mudanças ganhamos ainda novas ferramentas como apps, sites, geramos muito mais receita e diminuímos custo. Na Flytour Gapnet conseguimos reduzir 20% de custos com infraestrutura e pessoas”, conta.

Ainda de acordo com o executivo, as áreas de negócio das 11 empresas que compõem o grupo estiveram alinhadas à equipe de TI no desenvolvimento do projeto. “Ao unir as áreas comercial e de tecnologia se estabelece uma melhor comunicação e é possível entender as necessidades de cada setor”.

Planos futuros

Depois de migrar para a nuvem, o objetivo da companhia agora é transformar a eficiência operacional em ainda mais receita, segundo Fernando Campos, diretor de TI da Flytour. “Estamos estudando como usar a tecnologia de blockchain para simplificar os processos de back office nos trâmites de conciliação, que hoje é nossa maior dor em
termos de eficiência operacional”, afirma.

Em novembro de 2017 o Grupo Flytour completou 43 anos com motivos de sobra para comemorar, principalmente em relação aos resultados financeiros e operacionais. A organização, que encerrou o primeiro semestre com R$ 2,7 bilhões em vendas, estima
fechar o ano com R$ 5,7 bilhões.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.