Notícias

Fim do suporte ao Windows 10 eleva demanda por PCs no mundo

Foram enviadas para o mercado mais de 69 milhões de unidades de computadores no terceiro trimestre de 2025, alta de 8,2% em relação ao mesmo período de 2024. É o que indica um relatório preliminar do Gartner divulgado essa semana.

O resultado se deve, segundo os analistas da empresa, ao fim do suporte dado pela Microsoft ao Windows 10 na maioria das regiões. No entanto, após um aumento explosivo observado nos EUA e na América do Norte por conta da guerra tarifária promovida pela presidente Donald Trump, a demanda esfriou e ficou limitada a 1,6% nessa região.

Leia mais: 76% das organizações têm dificuldade em acompanhar ataques com IA

“Por outro lado, a demanda dos consumidores permaneceu contida nos preços mais baixos, impactada por persistentes desafios geopolíticos e macroeconômicos. Os consumidores continuam a exibir um comportamento cauteloso em relação aos gastos — adiando a compra de PCs e buscando ofertas promocionais”, explica em comunicado Rishi Padhi, diretor analista do Gartner.

Segundo o especialista, no entanto, o mercado também está abraçando os PCs com chips dedicados a inteligência artificial, ou seja, aqueles cujos processadores contam com Unidades de Processamento Neural (NPUs) integradas. O Gartner estima que o segmento de PCs com IA alcançará 31% da participação já em 2025, ante os 15% de 2024, “marcando uma mudança significativa nas prioridades e inovações do mercado”, diz Padhi.

Ranking de fabricantes

Não houve grandes mudanças no ranking dos cinco principais fornecedores mundiais no terceiro trimestre de 2025. A Lenovo registrou o maior crescimento em remessas globais, com 16,6% em relação ao ano anterior. Ela segue no topo do ranking, 27,8% de participação e 19,4 milhões de unidades despachadas.

Parecem na sequência a HP Inc., com 15 milhões de unidades e 21,5% de market share, e crescimento de 10,6% na comparação com o terceiro trimestre de 2024. A Dell vem na terceira colocação, com 10,1 milhões de unidades e 14,5% de share, depois a Apple com 6,2 milhões de unidades e 8,9% de participação, e em quinto a Asus com 5,3 milhões de unidades e 7,7% de share.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

19 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

20 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

20 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

20 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

21 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

22 horas ago