FGV e AWS lançam plataforma para apoiar gestão dos municípios

Plataforma reúne informações das principais bases de dados do país para que gestores possam elaborar planos de ação personalizados

Author Photo
6:54 pm - 12 de maio de 2023
AWS, FGV, simpósio Imagem: Divulgação

Os 5.568 municípios brasileiros e Brasília, DF, agora contam com uma nova plataforma para apoiar a gestão pública. A FGV Municípios é resultado dos esforços do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE) e da Amazon Web Services (AWS). O desenvolvimento da plataforma contou ainda com o apoio do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

A iniciativa reúne informações das principais bases de dados do país, organizadas em dimensões típicas das funções públicas, com acesso livre a todos os públicos. Além de indicadores de cada município, são apresentadas informações associadas, como evolução da população e do Produto Interno Bruto (PIB), transferência de recursos, investimentos em saúde e educação, receitas e endividamento. A plataforma também permite comparar informações de diferentes municípios.

A premissa da FGV Municípios é oferecer aos gestores públicos informações estruturadas para que eles possam elaborar e gerar diagnósticos e planos de ação personalizados. Estes são formulados a partir de respostas a questionários estruturados por pesquisadores e cientistas de dados e especialistas em políticas públicas. Na primeira etapa, poderão ser gerados diagnósticos e planos de ação de Educação e Planejamento, Finanças e Tributação.

Veja também: SAP e Google Cloud ampliam parceria com oferta para análise de dados

Outro serviço da FGV Municípios é o compartilhamento de soluções e serviços, com acesso a produtos de assessoria técnica da FGV e de parceiros da Fundação.

Na visão do professor e economista José Henrique Paim Fernandes, diretor da FGV DGPE, a FGV Municípios irá contribuir para o desenvolvimento de uma nova cultura de gestão pública no Brasil.

“O acesso a dados e a informações de qualidade proporciona, além de maior capacidade de análise por parte dos gestores municipais, contribui para o melhor planejamento das ações e a boa implementação de políticas públicas.” Paim destaca que, ao colocar à disposição pública um amplo conjunto de informações e conhecimentos, a plataforma também “promove maior transparência e integração entre cidadãos, coletividades e governos, atores relevantes no desenvolvimento do município”.

A plataforma se encontra hospedada na nuvem da AWS, que também apoiou tecnicamente o projeto. “O acesso aos dados agregados terá impacto significativo em diversas áreas, como educação, saúde, planejamento financeiro, previdência e assistência social”, reforça o diretor geral para o setor público da AWS Brasil, Paulo Cunha.

Henrique Paim destaca que o lançamento da FGV Municípios é um primeiro passo. “Temos compromisso com a continuidade e o aprimoramento da FGV Municípios com a inserção de novas informações. Nosso objetivo é trabalhar de forma colaborativa com municípios, coletividades, academia, pesquisadores e especialistas da FGV e de outras instituições”, afirma o diretor da FGV DGPE.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.