FESA Group anuncia startup de People Analytics: a Visiu

Startup do grupo FESA tem parceria de laboratório de psicometria de universidade no Reino Unido

Author Photo
6:15 pm - 06 de julho de 2023
fesa group, visiu A partir da esquerda: Igor Menezes, Daniel Freitas, Ana Menezes e Clayton Pedro. Foto: Divulgação

O FESA Group, ecossistema de soluções de recursos humanos, anunciou essa semana o lançamento de uma startup com foco em soluções de People Analytics. Batizada de Visiu, a HR Tech foi idealizada pelos sócios Clayton Pedro, Igor Menezes e Daniel Freitas.

Além do integrar o ecossistema FESA, a startup atua em parceria com o Laboratório de Psicometria da Universidade de Hull (Reino Unido).

Segundo seus fundadores, a startup utiliza análise de dados para entender comportamentos organizacionais para, então, instrumentar companhias para resolver desafios de negócios que também envolvem indivíduos.

“Observamos que as empresas estão focadas em cuidar e melhorar a experiência do colaborador, estratégia também conhecida como employee experience (EX). Essa tendência requer diversos dados. Dentro desse contexto, o mundo corporativo passou a consumerizar o funcionário, que tem sido visto como o primeiro cliente de uma organização”, explica o sócio Clayton Pedro.

Ouça: ‘Sou apaixonado pelo o que tecnologia viabiliza’, Ailton Santos, CEO da Nokia Brasil

Uma das soluções da startup leva em consideração que as organizações são “coleções de redes complexas”. Com uso de tecnologia, a Visiu, então, auxiliaria clientes a enxergar as dinâmicas dessas redes, trazendo compreensão de temas como liderança e plano de sucessão, DE&I (Diversidade, Igualdade e Inclusão), engajamento, desenvolvimento, redução e predição do turnover, entre outros.

“Trazer reflexões às companhias por meio de dados pode contribuir para mudanças estruturais internas. Por exemplo, ao mostrar dados sobre diversidade, a plataforma também indica se há conexão entre os talentos diversos com os membros mais seniores da equipe. Além disso, é possível analisar se existem áreas menos inclusivas do que outras. A partir dessas informações, o setor de RH consegue, de forma mais assertiva, implementar estratégias para ampliar a diversidade e estimular os profissionais”, acrescenta o fundador.

Para os funcionários, a startup oferece relatório comportamental que mede seis características baseadas nos modelos de personalidade e de liderança colaborativa obtidos por meio de teste na plataforma da empresa. “Disponibilizamos itens de texto e imagens para tornar a experiência do colaborador mais dinâmica e engajadora”, comenta o sócio Igor Menezes.

O especialista acrescenta que a ferramenta aborda aspectos como cidadania social e organizacional, empatia e diversidade, por exemplo, indicando a concepção do indivíduo ligado a esses assuntos. “Avaliamos 63 características do comportamento individual. O relatório mostra o score relacionado a cada uma das facetas, trazendo uma análise mais detalhada do perfil de cada profissional”, analisa Menezes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.