Notícias

Ferrovia em Minas Gerais usa IoT para aumentar segurança

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) está usando Internet das Coisas (IoT) para aumentar a segurança da sua operação ferroviária. Em Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a VLI, que controla a FCA, implementou um Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN). Essa unidade conta com uma central de controle que faz o acompanhamento da circulação de trens e movimentação de veículos 24 horas por dia.

Nos cruzamentos da linha férrea, câmeras de segurança e alarmes instalados são responsáveis pelo monitoramento. Segundo a VLI, as obras do projeto de modernização da estrutura da FCA devem ser concluídas até dezembro deste ano. Com as primeiras passagens em nível modernizadas entregues neste segundo semestre em Betim e Santa Luzia. Outras cidades localizadas na área de atuação da companhia serão contempladas pela iniciativa nos próximos meses.

Internet das Coisas na ferrovia

O projeto tem como base o conceito de IoT, em que a tecnologia é utilizada para comunicar, monitorar e atuar nos sistemas eletrônicos de sinalização das PNs.

O gerente-geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da VLI, Mario Filippetto, ressalta que, atualmente, o acompanhamento de toda a operação da companhia já é feito 24 horas por dia, pelo Centro de Controle de Operações, garantindo a segurança da população e do transporte de cargas em toda a malha ferroviária em que a VLI opera.

“Os municípios da FCA que receberão esse projeto terão uma dose extra de segurança, com base na tecnologia, que tornará ainda mais harmoniosa interação com a ferrovia. Teremos também ampliação da confiabilidade e segurança da operação. É importante frisar que a população deve manter uma postura segura em relação à linha férrea. Orientamos motoristas e pedestres a sempre respeitar a sinalização e o aviso de ‘pare, olhe e escute’”, finaliza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

22 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

23 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

24 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

24 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

1 dia ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

1 dia ago