Fei-Fei Li levanta US$ 230 milhões para lançar startup de IA
Professora de Stanford, uma das principais pesquisadoras de inteligência artificial, busca desenvolver tecnologia para entender o mundo tridimensional
Fei-Fei Li, conhecida por seu trabalho pioneiro em inteligência artificial, anunciou nesta sexta-feira a captação de US$ 230 milhões para financiar sua nova startup, a World Labs. O projeto tem como objetivo desenvolver uma IA capaz de compreender o funcionamento do mundo físico em três dimensões.
A rodada de investimentos foi liderada por Andreessen Horowitz, New Enterprise Associates e Radical Ventures, com a participação de empresas como AMD, Intel e Nvidia.
Leia também: Gartner: 40% das soluções de IA generativa serão multimodais até 2027
A World Labs, com sede em São Francisco, foi fundada por Fei-Fei e outros três pesquisadores especializados em visão computacional. A empresa pretende criar modelos de IA que dominem a “inteligência espacial”, conceito que se refere à capacidade de raciocinar sobre o ambiente tridimensional. Essa tecnologia poderia ser aplicada em áreas como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e robótica, segundo a pesquisadora.
A startup, com cerca de 20 funcionários, vai treinar seus modelos utilizando uma combinação de dados sintéticos e do mundo real. Esses modelos, batizados de “large world models” (LWMs), serão baseados em uma arquitetura similar à do ChatGPT, da OpenAI, mas incorporarão outras inovações além do uso exclusivo de transformadores, segundo Fei-Fei.
Além de seu novo empreendimento, Fei-Fei Li continua suas atividades acadêmicas na Universidade Stanford, onde lidera o Instituto de IA Centrada no Ser Humano.
*Com informações da Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!