FBI afirma que apenas Apple pode desbloquear iPhone e Edward Snowden não concorda

Author Photo
1:04 pm - 10 de março de 2016
FBI afirma que apenas Apple pode desbloquear iPhone e Edward Snowden não concorda
O debate Apple versus FBI ganhou mais um elemento a favor da empresa de Cupertino: Edward Snowden, o ex-funcionário da NSA que vazou documentos secretos do governo, que mostravam programas de vigilância global por parte da agência de segurança dos Estados Unidos.
O FBI defende que apenas a Apple tem o poder de quebrar o código para desbloquear o iPhone do atirador de San Bernardino, mas Snowden discorda. “O FBI diz que a Apple tem ‘meios técnicos exclusivos’ para desbloquear o celular. Com todo respeito, isso é bobagem”, afirmou ele durante conversa via streaming na conferência Blueprint for a Great Democracy, patrocinada pela Common Causes.
Posteriormente, Snowden comentou por meio de seu Twitter um exemplo do porquê ele acha que o FBI está errado e citou artigo de Daniel Kahn Gillmor, ACLU Technology Fellow, que mostra argumentos de como a agência pode facilmente desbloquear o iPhone sozinha.
O FBI afirma que, se tentar muitas vezes o desbloqueio, pode acionar o mecanismo que apaga todas os dados do aparelhos. No entanto, Gilmor afirma – e Snowden concorda – que que o FBI poderia de forma relativamente fácil remover o chip de memória flash da placa-mãe do iPhone, copiar os dados e depois substituí-lo no caso de o recurso de autoapagamento seja ativado. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.