Farmácias mapeiam comportamento de clientes com dados do Waze

Saiba detalhes sobre a parceria do aplicativo de navegação com as Drogarias Pacheco e São Paulo

Author Photo
4:24 pm - 29 de janeiro de 2019
farmacia

O Grupo DPSP criou uma campanha para promover suas marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, com base em dados de comportamento de consumidores a partir do aplicativo de navegação Waze.

De 1º a 23 de abril, a campanha gerou 15 mil navegações a 747 locais da Drogaria São Paulo, com 3 milhões de impressões e 18,6 mil cliques. No mesmo período, a campanha também mostrou números impressionantes para as Drogarias Pacheco: 3,3 mil navegações para 585 lojas, com 2,7 milhões de impressões e 7,6 mil cliques.

“O Waze ajuda as marcas a se conectar com os clientes de uma forma mais efetiva e natural, e não apenas auxilia o motorista a encontrar os melhores caminhos, mas também uma plataforma para ajudá-los em suas necessidades diárias”, destacaou Fernando Belfort, Country Lead de Waze Local.

Thaís Lima, gerente executiva de marketing do Grupo DPSP, destaca que as pessoas buscam cada vez mais por comodidade e conveniência. “A capilaridade do Waze ajuda o consumidor a identificar as lojas mais próximas para suas demandas cotidianas e até em momentos de urgência”, comentou.

Números

Segundo levantamento do Waze, 40% dos usuários do app costumam ir a farmácias pelo menos uma vez por semana.

Apesar de 71,7% dos Wazers irem às drogarias em busca de remédios, eles também estão atrás de produtos para o corpo (23,7%) e para o cabelo (23,2%), maquiagem (13,4%) e produtos para bebês (13,1%). Fazer compras em farmácias é parte da rotina dos Wazers brasileiros.

Muitos deles costumam ir às compras na volta pra casa, depois do trabalho: por volta das 17h e 18h em dias de semana. Nos fins de semana, o horário de pico é entre as 10h e 11h. A época do ano também influencia a rotina dos consumidores: os Wazers costumam ir mais à farmácia no inverno, entre maio e agosto, de acordo com dados de 2016.

Quando o assunto é saúde e bem-estar, os Wazers não costumam economizar: 28% deles gastam mais de R$ 150 em suas visitas à farmácia, enquanto 13,5% gastam mais de R$ 270. Pelo menos 64% compram produtos para eles mesmos e para as pessoas da casa.

Campanha de ativação

A F.biz é a agência da DPSP e preparou uma estratégia, considerando os ativos do app para essa ativação.

Eric Zanelli, gerente de mídia da F.biz, explica que a campanha buscou unir a prestação de serviço do Waze, com a presença das mais de 1,3 mil lojas do grupo DPSP. “Com isso, deixamos ainda mais em evidência que possui uma Drogaria sempre perto de você, algumas dessas abertas 24h. Foi assim que criamos a estratégia para as lojas 24h, que além da entrega ao longo do dia, destacamos também as lojas que ficam abertas após as 23h. Tudo isso resultou em um aumento de navegações, inclusive nas lojas com menos fluxo”, disse.

Desde o início, a campanha do Grupo DPSP no Waze gerou mais de 62 milhões de impressões, sendo 2 milhões geradas pelos serviços 24h. Durante o verão, a companhia fez um pin especial para a ativação Posto Bem-Estar Drogarias Pacheco, um espaço na Praia de Copacabana com atividades esportivas e experiências relacionadas à marca. A campanha ajudou cerca de 17 mil Wazers a visitarem o espaço.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.