Faculdade XP abre 400 vagas para segunda turma de graduação em tecnologia

Seleção destinará metade das vagas a mulheres e pessoas que se autodeclaram negras ou pardas

Author Photo
5:31 pm - 17 de novembro de 2022
Paulo de Tarso, CEO da XP Educação. Foto: Divulgação

A FaculdadeXP, iniciativa da XP Educação que pertence à XP Inc., anunciou a abertura de 400 vagas para processo seletivo em cursos de tecnologia. Os cursos são gratuitos e à distância, o que permite estudantes do Brasil todo se candidatarem.

Trata-se do segundo processo seletivo para os cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciência de Dados; e Sistemas de Informação. Todos os cursos são chancelados pelo MEC. Segundo a XP, seu primeiro processo seletivo recebeu cerca de 130 mil inscrições, uma concorrência acirrada de 300 candidatos por vaga.

“O nosso sonho grande é formar a próxima geração de talentos em tecnologia preparada para os desafios da economia digital, para que se tornem líderes exponenciais, impactando positivamente o processo de transformação digital do país. Exatamente por isso, já no processo seletivo, temos o propósito de atrair alunos engajados e de alto potencial”, afirma Paulo de Tarso, CEO da Faculdade XP.

A Faculdade XP deriva de um investimento de R$ 100 milhões feito nos últimos anos. O principal componente foi a aquisição do Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), feita em novembro de 2021 pela XP.

Processo seletivo

Após a inscrição, os candidatos passam por um processo seletivo dinâmico de duas etapas. Na primeira fase, o aluno escolhe o modelo de avaliação teórica (prova de conhecimentos gerais da própria XP Educação ou via Enem), responde um questionário de motivação, participa de um minicamp de duas semanas. Neste minicamp, aprende-se sobre os conceitos básicos de programação de software. Por fim, aqueles que forem certificados pelo minicamp têm seus perfis avaliados (teste comportamental e cognitivo).

Na segunda fase, é realizada a prova de conhecimentos gerais ou é utilizada a nota do Enem, de acordo com a opção efetuada na inscrição.

Segundo a FaculdadeXP, os três cursos com inscrições abertas são conectados ao ecossistema da XP Inc. Na prática, conduz o aprendizado dos alunos às demandas da empresa. O modelo de ensino é a distância, ao vivo e com interações em tempo real.

Das 400 vagas ofertadas, 50% serão destinadas a mulheres e pessoas que se autodeclaram negras ou pardas. O candidato deve escolher a categoria na qual se enquadra no ato da inscrição, tendo em vista que são aplicadas três “esteiras”, contemplando, além da diversidade de gênero e raça, a ampla concorrência.

O período de inscrições para o processo seletivo se encerra no dia 12 de janeiro de 2023. A taxa de inscrição é de R$ 147, e é isenta para inscritos no CadÚnico.

Mais informações no site da XP Educação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.