Faculdade Dom Bosco adota Canvas LMS para oferta de cursos a distância

Author Photo
6:18 pm - 05 de dezembro de 2017
EAD EAD

A educação a distância oportuniza o acesso e continuidade dos estudos em cursos superiores de graduação e pós-graduação. Dentre várias instituições de ensino, a FDB – Faculdade Dom Bosco se destaca pela opção em investir na modalidade distância, há alguns anos, ampliando sua experiência conquistada nos cursos presenciais.

A FDB integra o Sistema Educacional Brasileiro – SEB, atualmente, com oferta em 09 polos de educação a distância distribuídos pelo Brasil: Ceilândia do Norte (Distrito Federal), Goiânia (GO) João Pessoa (PB), Recife (PE), Curitiba (PR), Pinhalzinho (SC), Atibaia (SP), Guaratinguetá (SP) e Votuporanga (SP). Com base nos excelentes resultados obtidos nas avaliações realizadas pelo INEP/MEC e, perseguindo avultar o acesso à educação superior, a faculdade busca ampliar sua capilaridade prospectando novos polos. Além disso, seguirá ofertando novos cursos de graduação e pós-graduação.

Hoje, a FDB conta com 1 mil educandos na modalidade a distância, sempre buscando a qualidade didático-tecnológica-pedagógica. Para tanto, a Instituição adota soluções consideradas de vanguarda. “Desde o início da implantação da educação a distância, em 2014, a FDB optou pela plataforma Moodle e sistemas próprios. Até que num determinado momento após algumas pesquisas e a indicação de um parceiro, a instituição conheceu o Canvas LMS, da norte-americana Instructure (NYSE:INST)”, explica o professor Charles Dalla Costa Félix, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Dom Bosco. Após analisar o Canvas, conhecer suas características e a proposta de implantação em curto prazo, a Dom Bosco decidiu pela troca de plataforma, o que se iniciou a partir de fevereiro de 2017.

Na prática, a migração de plataforma foi simples, segundo o coordenador. “Inicialmente utilizamos as funcionalidades básicas do Canvas. A substituição foi tranquila, sem intercorrências críticas, sendo realizada em menos de duas semanas”.

Adaptação de alunos e professores ao Canvas LMS

A receptividade dos estudantes ao LMS foi positiva. “Os calouros adotaram de forma transparente e natural. Os veteranos gostaram da novidade, apesar de apresentarem algumas dúvidas específicas sobre acessos e recursos”, explica Félix.

A aceitação dos docentes ao Canvas completou o sucesso da mudança. Os professores utilizaram a plataforma rapidamente, com pouca necessidade de treinamento e orientação devido a usabilidade e praticidade das ferramentas e recursos. No geral, “a avaliação da tecnologia proporcionada pelo Canvas é positiva, tanto nos aspectos técnicos quanto práticos”, considera o coordenador do Núcleo de EAD da Dom Bosco.

Razão para implantar o EAD na Faculdade Dom Bosco

Para o aluno que estuda à distância, uma das maiores vantagens é poder escolher o tempo dedicado aos estudos de acordo com a sua disponibilidade. Contando com docentes atuantes no mercado e aulas produzidas em estúdio próprio, o material oferecido pela instituição permanece on-line na plataforma e os estudantes podem acessá-lo a qualquer momento.

“Acompanhando as mudanças da sociedade, observando a demanda por uma educação que atenda as especificidades e necessidades dos indivíduos, a EAD possibilita a flexibilidade de oferta, oportunizando ao aluno (a) escolhas de tempo e local dedicado aos estudos de acordo com a sua disponibilidade”, considera Félix.

A estreia da plataforma de gestão de aprendizagem aconteceu em outubro de 2014, nos cursos da pós-graduação. Depois, a partir de fevereiro de 2015, foram disponibilizados quatro cursos de graduação a distância: Tecnólogos em Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing e Bacharelado em Administração. Os Tecnólogos já formaram a primeira turma de cada curso, e em julho de 2017, mais uma leva de formandos se tornou disponível para o mercado.

Por meio do ambiente virtual, os alunos têm acesso aos professores, esclarecem dúvidas, fazem tarefas, participam de fóruns de discussão e de atividades em grupos. Os polos de ensino distribuídos pelos estados, equipados com laboratórios de informática, bibliotecas, equipamentos e materiais acadêmicos e audiovisuais, garantem a infraestrutura de apoio aos estudantes no decorrer dos cursos escolhidos.

O ambiente virtual de aprendizagem disponibiliza objetos de aprendizagem, aulas, materiais, rotas de aprendizagem, além da mediação pedagógica realizada por professores que esclarecem dúvidas, desenvolvem atividades acadêmicas, por meio de fóruns de discussão, propostas síncronas e/ou assíncronas, individualmente ou em grupo.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.