Notícias

Facens, Ericsson, Embratel e Claro inauguram campus conectado com 5G

A Ericsson, a Embratel e a Claro, em parceria com o centro universitário Facens, inauguraram nesta sexta-feira (25), em São Paulo, o 5G Smart Campus Facens, um campus universitário conectado com a tecnologia 5G. O projeto propiciará novas pesquisas e o desenvolvimento de soluções digitais para diversos segmentos, como agronegócios, automotivo, Indústria 4.0, cidades inteligentes, telemedicina e educação.

A iniciativa visa disseminar, testar e escalar soluções baseadas na tecnologia 5G entre empresas, startups e academia. Segundo as responsáveis, o 5G Smart Campus Facens é considerado o maior campus conectado com tecnologia de quinta geração de São Paulo.

O evento também contou com o apoio das empresas John Deere, Qualcomm Technologies e Motorola. Na ocasião, essas últimas apresentaram um pulverizador conectado por 5G em ação, utilizando um moto g100 5G para transmissão do sinal, para demonstrar os benefícios da tecnologia para o setor de agronegócios.

A inauguração ainda foi marcada pela presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro das Comunicações Fábio Faria, do ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Leia mais: Claro, Embratel e SLC Agrícola testam soluções de 5G no agronegócio

O pulverizador é equipado com o sistema inteligente ExactApply, que fornece maior precisão na aplicação automatizada dos insumos e melhor qualidade de cobertura. Na prática, a própria máquina faz a leitura e aplica a quantidade de produto correta nos locais necessários. Essa inteligência reflete em mais economia para o agricultor, e em sustentabilidade, pois evita o desperdício de insumos durante a pulverização.

Potencial

De acordo com a Ericsson, a demonstração apenas revela uma pequena parte do impacto do 5G no setor de agro, uma vez que a tecnologia permite todos os processos de uma fazenda e automatizar diversas etapas. “De acordo com uma projeção que fizemos, o 5G possibilitará que o setor amplie seus rendimentos em 67% nos próximos anos. Nossa expectativa é que com o 5G, posicionaremos o país como o maior exportador de produtos agrícolas da próxima década”, projeta Tiago Machado, VP de Negócios da Ericsson.

Também foram apresentadas no evento aplicações do 5G nos setores industrial, acadêmico e automotivo. “Todas as demonstrações realizadas na Facens durante a inauguração mostram ao mercado o potencial que o 5G Smart Campus tem para criar e desenvolver soluções para todos os setores”, frisou Ellis Menasce, diretor de mercado do IP Facens

Assim, o case para a indústria baseou-se na inserção de sensores de vibração, temperatura e umidade em um torno mecânico. Esses sensores enviam dados em tempo real, viabilizando a correção de parâmetros de execução de uma peça e evitando que seja retrabalhada ou descartada por desvios dimensionais.

No âmbito acadêmico, o centro universitário criou um laboratório virtual onde o aluno pode realizar aulas práticas, utilizando os mesmos equipamentos encontrados em um laboratório real. Já para o setor automotivo, foi apresentado um carro autônomo com conexão 5G para descentralização de processamento de dados desenvolvido por alunos.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

5 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

5 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 dia ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

1 dia ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago