Facens, Ericsson, Embratel e Claro inauguram campus conectado com 5G

O 5G Smart Campus visa incentivar pesquisas e o desenvolvimento de soluções baseadas em 5G com foco em diversos setores

Author Photo
5:03 pm - 25 de junho de 2021
5G

A Ericsson, a Embratel e a Claro, em parceria com o centro universitário Facens, inauguraram nesta sexta-feira (25), em São Paulo, o 5G Smart Campus Facens, um campus universitário conectado com a tecnologia 5G. O projeto propiciará novas pesquisas e o desenvolvimento de soluções digitais para diversos segmentos, como agronegócios, automotivo, Indústria 4.0, cidades inteligentes, telemedicina e educação.

A iniciativa visa disseminar, testar e escalar soluções baseadas na tecnologia 5G entre empresas, startups e academia. Segundo as responsáveis, o 5G Smart Campus Facens é considerado o maior campus conectado com tecnologia de quinta geração de São Paulo.

O evento também contou com o apoio das empresas John Deere, Qualcomm Technologies e Motorola. Na ocasião, essas últimas apresentaram um pulverizador conectado por 5G em ação, utilizando um moto g100 5G para transmissão do sinal, para demonstrar os benefícios da tecnologia para o setor de agronegócios.

A inauguração ainda foi marcada pela presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro das Comunicações Fábio Faria, do ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Leia mais: Claro, Embratel e SLC Agrícola testam soluções de 5G no agronegócio 

O pulverizador é equipado com o sistema inteligente ExactApply, que fornece maior precisão na aplicação automatizada dos insumos e melhor qualidade de cobertura. Na prática, a própria máquina faz a leitura e aplica a quantidade de produto correta nos locais necessários. Essa inteligência reflete em mais economia para o agricultor, e em sustentabilidade, pois evita o desperdício de insumos durante a pulverização.

Potencial

De acordo com a Ericsson, a demonstração apenas revela uma pequena parte do impacto do 5G no setor de agro, uma vez que a tecnologia permite todos os processos de uma fazenda e automatizar diversas etapas. “De acordo com uma projeção que fizemos, o 5G possibilitará que o setor amplie seus rendimentos em 67% nos próximos anos. Nossa expectativa é que com o 5G, posicionaremos o país como o maior exportador de produtos agrícolas da próxima década”, projeta Tiago Machado, VP de Negócios da Ericsson.

Também foram apresentadas no evento aplicações do 5G nos setores industrial, acadêmico e automotivo. “Todas as demonstrações realizadas na Facens durante a inauguração mostram ao mercado o potencial que o 5G Smart Campus tem para criar e desenvolver soluções para todos os setores”, frisou Ellis Menasce, diretor de mercado do IP Facens

Assim, o case para a indústria baseou-se na inserção de sensores de vibração, temperatura e umidade em um torno mecânico. Esses sensores enviam dados em tempo real, viabilizando a correção de parâmetros de execução de uma peça e evitando que seja retrabalhada ou descartada por desvios dimensionais.

No âmbito acadêmico, o centro universitário criou um laboratório virtual onde o aluno pode realizar aulas práticas, utilizando os mesmos equipamentos encontrados em um laboratório real. Já para o setor automotivo, foi apresentado um carro autônomo com conexão 5G para descentralização de processamento de dados desenvolvido por alunos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.