Notícias

Facebook Pay traz pagamentos para WhatsApp, Instagram e mais

Nesta terça-feira (12) o Facebook anunciou o lançamento do Facebook Pay, plataforma de pagamento dentro dos produtos da companhia. Disponível inicialmente nos Estados Unidos, ele será adicionado ao Facebook e ao Messenger, mas também chegará para Instagram e WhatsApp.

A empresa afirma que o plano é lançar o Facebook Pay globalmente. Em publicação no blog da empresa, Deborah Liu, vice-presidente de mercado e comércio, diz que o serviço “facilitará” transações na plataforma, já que as pessoas normalmente realizam transações online por lá.

Com ele, será possível enviar dinheiro para amigos (de pessoa para pessoa), fazer doações, compras dentro de jogos e ingressos para eventos, além de compras em páginas de empresas no Facebook Marketplace.

A novidade está disponível na aba “Configurações” do aplicativo Facebook. Quando for disponibilizado no WhatsApp e Instagram, ele precisará ser configurado individualmente para pagamentos. Isso significa, também, que no futuro não será necessário ter uma conta no Facebook para usar o Facebook Pay.

Na publicação, Liu diz que o “Facebook Pay suporta a maioria dos principais cartões de crédito e débito, bem como o PayPal”. Os pagamentos são processados por empresas parceiras como o próprio PayPal, Stripe e outras.

A propósito, há uma explicação clara sobre a relação do sistema de pagamentos com a carteira de criptomoedas da empresa, a Calibra; bem como da própria criptomoeda Libra.

“O Facebook Pay […] é separado da carteira Calibra, que será utilizada na rede [da criptomoeda] Libra.”

Sobre a segurança do Facebook Pay, a empresa diz que os números de cartão e conta bancária são criptografados. Também é realizado um monitoramento antifraude nos sistemas “para detectar atividades não autorizadas”. Notificações aos usuários também serão enviadas se houver suspeita.

Também há a possibilidade de utilizar o serviço com PIN, biometria ou reconhecimento facial. Outro esclarecimento feito, nesta parte, diz: “O Facebook não recebe ou armazena informações biométricas do seu dispositivo.”

Coleta de dados

O Facebook coletará informações sobre sua compra, “como método de pagamento, data da transação, faturamento, data da transação, faturamento, envio e detalhes de contato”.

Por outro lado, a rede social, aparentemente, também saberá sobre seus hábitos de consumo. Numa página para esclarecer dúvidas sobre o assunto, a empresa diz: “se você comprar uma luva de beisebol no Facebook Marketplace, poderá ver um anúncio para um taco de beisebol.”

A empresa diz que usuários podem optar por participar ou não do mail marketing de empresas que compra ou organizações sem fins lucrativos às quais doa. Em outras palavras, se você não desativar essa opção, os destinatários terão acesso ao seu e-mail.

É informado, também, que seus amigos não verão suas transações, que também não serão compartilhadas no seu próprio feed; “a menos que você opte por compartilhá-la.”

Recentemente, o Facebook anunciou uma reformulação de marca para diferenciar o “Facebook” da marca “Facebook”. A mudança vem como forma de esclarecer que a empresa, no caso, é uma plataforma com produtos e serviços disponíveis.

Fonte: Facebook (1).

Recent Posts

Como unir tecnologia e humanidade? A importância do equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e progresso social

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o…

26 minutos ago

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

1 hora ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

15 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

16 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

16 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

18 horas ago