Facebook paga multa por escândalo de dados, mas não assume culpa

Multa de 500 mil libras foi "aceita" pela rede social, que diz querer "ter feito mais" na investigação da Cambridge Analytica

Author Photo
12:38 pm - 30 de outubro de 2019

O escândalo com a Cambridge Analytica mudou a forma como o Facebook é visto. Nesta quarta-feira (30), a rede social concordou em pagar uma multa de 500 mil libras por violar a lei de proteção de dados europeia.

A multa, em si, foi emitida em 2018 pelo Information Commissioner’s Office (ICO), depois de afirmar que dados de pelo menos 1 milhão de usuários britânicos estavam no pacote recolhido pela Cambridge Analytica.

O órgão regulador britânico informou que o Facebook concordou em pagar a multa hoje. No caso, a consultoria política recolheu dados de 87 milhões de usuários do Facebook de um pesquisador para serem usados como manobra política.

Posteriormente, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, participou de sessões em parlamentos dos Estados Unidos e União Europeia.

A multa é tida como simbólica. Em 2018, o Facebook faturou 31,5 bilhões de libras. A rede social é acusada, entre outros, de conceder a desenvolvedores acesso a dados de usuários sem consentimento claro.

“A principal preocupação do ICO era que os dados dos cidadãos britânicos estivessem expostos a um sério risco de dano. A proteção de informações pessoais e privacidade pessoal é de fundamental importância”, disse o vice-comissário do ICO James Dipple-Johnstone à Reuters.

Apesar disso, o Facebook não assumiu a responsabilidade pelo caso. A empresa se disse satisfeita por ter chegado a um acordo e desejou ter “feito mais” para investigar as alegações sobre a Cambridge Analytica.

Fonte: Reuters.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.